domingo, 22 de setembro de 2013

Dicas de viagem - Nova York - metrô e transporte até o aeroporto

Vou começar pelo metrô. O trânsito em NY é bem congestionado, digno de uma metrópole. Andar de taxi, além de demorado é muito caro. O ônibus sai barato porém demorado também. O metrô é quase um milagre! Funciona perfeitamente, é super organizado, não é lotado, o intervalo entre os trens é super curto, atinge quase toda Manhattan e vários pontos fora de Manhattan, o preço é bem razoável e é super bem sinalizado tornando o uso fácil até mesmo para turistas.
Falando do metrô a primeira coisa que preciso mencionar é que vale a pena fazer um metrocard para 7 dias ou 30 dependendo de quanto tempo você vai ficar. Para 7 dias custa $30 e vale para ônibus e metrô ilimitado, ou seja, vale a pena até para quem fica cinco dias. Eu andei muito de metrô então o metrocard valeu muito a pena. Você pode fazer o metrocard nas estações de metrô em terminais de autoatendimento, é só selecionar metrocard novo, ilimitado e escolher 7 dias, custa $1 a emissão do cartão e mais $30 do pacote ilimitado para 7 dias. É recomendado ter o dinheiro trocado pois as vezes a máquina tá sem troco e não te devolve seu dinheiro. Você pode guardar o metrocard para uma próxima viagem.
Fiquei pensando no começo se valeria a pena os $30 dólares por 7 dias, mas depois tive certeza que valeu, gastaria muito mais do que isso em passagens avulsas, perderia muito mais tempo e andaria muito mais para tentar economizar. Apesar de Manhattan ser pequena e dar para andar muito a pé, tem horas que você não quer perder tempo nem ficar passando várias vezes pelos mesmos lugares.
Para se localizar no metrô é sempre importante saber, antes de entrar na estação se você esta no sentido certo: downtown ou uptown. É simples, downtown é sul e uptown é norte. Pela cidade toda você encontra mapas grátis com as linhas do metrô, aí é só olhar qual linha pegar e o sentido, pois algumas vezes para pegar o outro sentido é necessário sair da estação e atravessar a rua pois não tem ligação por dentro da estação. O metrocard só passa na mesma estação num intervalo mínimo de 15 minutos, portanto se você entrar no sentido errado vai ter que esperar 15 minutos para usar o metrocard no sentido correto.
É importante também prestar atenção se a linha é local ou expressa. Nos mapas vêm sinalizado a estação que a linha expressa para e a local para em todas, nas estações quando há linha expressa esta sinalizado logo que você desce a escada para a plataforma de que lado passa a linha expressa e de que lado passa a local.
No aeroporto, nos hotéis e em pontos turísticos estão distribuídos gratuitamente mapas com as linhas de metrô e pontos turísticos de toda Manhattan.
É possível ir de trem do aeroporto até uma estação de metrô e lá pegar o metrô, o custo é em torno de $7, mas com malas fica meio complicado por causa das escadas. Nesse caso, tem shuttles, que são vans de transporte que você pode solicitar pela internet, no aeroporto, por telefone e os hotéis costumam agendar também. No meu hotel sairia uns $5 mais caro do que eu paguei reservando pela internet. Cuidado com o horário, pois a minha van atrasou mais de uma hora para chegar. Recebi uma ligação avisando que estava atrasada e pela internet era possível rastrear a van que viria te buscar e ficar mais tranquilo por saber onde ela está. Como o trânsito é bem complicado até o aeroporto eu marquei o shuttle para as 16:45, sendo que meu vôo era as 22h. A van chegou 17:45, cheguei no aeroporto por volta de 19h. O aeroporto é bem grande, e o cara da van vai te perguntar em qual terminal você tem que descer, por isso é importante consultar e saber onde deve descer. Tinha uma fila bem grande para fazer o checkin no autoatendimento e outra imensa para entrar no portão de embarque. O caminho da porta com o detectou de metais até o portão de embarque também era gigante, uns 15 minutos andando. Por tudo isso é bom chegar bem antes para não ter contratempos. Acho que pode-se contar com três horas de antecedência mais uma hora e meia a duas de trânsito.
O shuttle que peguei quando cheguei no aeroporto até o hotel aceitava que já deixasse marcada a volta com desconto, me arrependi de não ter reservado. Paguei $17 na ida e $23 na volta.


- Posted using BlogPress from my iPad

Nenhum comentário:

Postar um comentário