sábado, 11 de outubro de 2014

San Francisco - Califórnia

  Amei San Francisco!!! Nem sei como definir melhor a cidade, é perfeita!!!!
  A cidade é linda! Cheia de lugares encantadores, cheia de pontos turísticos, o clima estava perfeito (sol mas não muito calor), pessoas muito receptivas, todo tipo de passeios numa única cidade. Tem parques lindos, pontes maravilhosas, passeio até a ilha de Alcatraz, outras ilhas para passear, praia, lojas, restaurantes, shoppings, trilhas.... Enfim, San Francisco tem tudo!
  Me surpreendi muito com a cidade exatamente por isso! Lá tem de tudo! Andar pela cidade é demais, tudo é lindo. O único defeitinho é que as coisas são meio caras por lá, especialmente hotel. Comida também não é muito barato, mas tem muita comida boa e saudável. A parte boa é que tem muitos passeio e lugares para conhecer que não precisa pagar, como parques, os píeres, e passeios pela cidade.
  Por causa do preço absurdo dos hotéis resolvi ficar num Hostel, e escolhi o USA Hostel. Achei o hostel muito bom, fiquei num quarto compartilhado com mais três pessoas e os banheiros no corredor. Os banheiros estavam sempre limpos, o quarto era bom, não muito apertado, cama boa. O pessoal do hostel era muito simpático e todas noites tinha programação. A área comum do hostel também é muito boa, com mesa de sinuca, vários sofás e uma sala de cinema. Mas a principal vantagem desse hostel é ser bem localizado, próximo à Union Square, a praça central da cidade.




 Voltando a cidade, fiquei 4 dias inteiros na cidade, achei que foi suficiente para conhecer o principal da cidade, consegui ir em tudo que eu tinha planejado, mas é um lugar que daria para passar anos! A cidade é grande mas não tem atmosfera de cidade grande. As pessoas não parecem estar o tempo todo com pressa, não vi trânsito ruim, e nem confusão de cidade grande. O transporte público funciona muito bem e quase todas as vezes andei sentada, ou seja, não era lotado.
  Tem vários lugares que eu fui lá que considero imperdíveis para quem for. Coloquei dois vídeos no Youtube com imagens de alguns lugares: https://www.youtube.com/watch?v=ApirGxh-XPc&list=UUvm0edjz28EKku-2TYFx6wg  e  https://www.youtube.com/watch?v=B6dwWGHdhNI&list=UUvm0edjz28EKku-2TYFx6wg.
  A região dos píers é demais! É uma região grande, dá para passar um dia inteiro só andando por ali. Começando pelo embarcadero e o Ferry Building, uma espécie de mercado no píer 1, um pouco parecido com o Chelsea Market de Nova York, mas muito menor.









  Nessa região tem um parque bem bonito do lado esquerdo para quem está de frente para baía e do lado direito tem uma área  com bancos e um deck de madeira de onde se tem uma vista linda da baía e da Oakland Bay Bridge. É bem gostoso andar por ali, principalmente num dia de sol, como no dia que eu estive por lá.




















  De lá fui a pé até a Coit Tower, para aproveitar que estava sol, porque vale a pena ir até a torre, que fica no Telegraph Hill, em um dia de céu limpo para aproveitar a vista. O caminho a pé até a torre é BEM cansativo, com umas ladeiras que nunca vi na vida! É muito sobe e desce, mas a paisagem é maravilhosa. A todo momento você se depara com vistas lindas e a região é muito bonita também.







  Em volta da torre é como um mirante, com vista maravilhosa da baía de San Francisco. Eu acabei não subindo na torre, achei que a vista dali já era suficiente e valeu muito a pra ir até lá.






  Eu já estava animada para andar bastante e não queria perder tempo, então fui caminhando para a Lombard Street, a rua famosa por ser a mais inclinada do mundo! No caminho mais vistas lindas e mais subidas de tirar o fôlego! Em alguns lugares a subida é tanta que tem escada!





  Toda a região que caminhei era linda, o que compensava o tanto de ladeira que tive que subir! A lombard Street tem escadas nas laterais para os pedestres e os carros passam em zigue-zague, e ela é toda cheia de jardins e cheia de turista tirando fotos. Olha como ela aparece no Google! 

                                     

                       



                                   

   Aproveitando que já estava por ali fui até a Guirardelli Square. A Guirardelli é uma fábrica de chocolates famosa de San Francisco, e no local onde tem a fábrica acabou virando também um loja de chocolate e uma sorveteria. Ao redor da fábrica de chocolate está a Gurardelli square, que é uma praça lindinha com restaurantes e lojinhas, vale muito a pena ir até lá.




  Em frente a Guirardelli Square tem um pequeno parque lindo, o Maritme National historical Park, e indo em direção ao píer esta um museu a céu aberto da navegação.


                         

   No dia seguinte descobri como andar de transporte público, o que facilitou muito a minha vida! Comprei o City Pass, que custa quase US$90,00, e inclui a entrada em alguns museus que eu queria ir  (e que eram bem caros para entrar) e transporte público por 9 dias, e achei que valeu demais a pena ter comprado. Com o mapa de trasnporte público ficou bem fácil andar por lá, pelo mapa você ve por onde as linhas de transporte passam, seja ela ônibus, ônibus elétrico ou bonde, e todas elas tem paradas em quase todos os quarteirões e muito bem sinalizadas, facilitando a vida do turista. O trasnporte mais caro , mas que estava incluído no citypass é o cable car, que é o bondinho, que passa nos principais pontos turísticos e que é usado mais pelos turistas. É um charminho, e um dos símbolos da cidade.




















  Perto do meu hostel estava, como eu já disse, a Union Square, uma praça grande, com corações enormes nas suas extremidades e em volta da praça lojas enormes e famosas, nessa região você se sente mais no centro de uma cidade grande.






















  De lá peguei ônibus para a região do Fisherman's Wharf,  no píer 45. É uma região cheia de lojinhas e restaurantes, muito agradável de caminhar e especialmente comer!



  Experiemntei a famosa Clam Showder no restaurante Franciscans. Essa sopa feita com vieira, um tipo de fruto do mar, tem em quase todos os restaurantes por ali, na maioria das vezes servida no pão italiano. Escolhi o Franciscans pela localização, vista incrível e também pela avaliação que vi no Trip Advisor. Além disso o restaurante é lindo. Vale muito a pena o "prix fixe menu" do restaurante, com a coam Showder de entrada, um prato principal a escolher com várias opções (eu escolhi o crab alfredo, excelente! Macarrao com caranguejo ao molho alfredo) e sorvete de sobremesa, que custa US$29,95. Fui duas vezes no Franciscans e se eu voltar em San Francisco quero voltar nesse restaurante, valeu muito a pena.





  Andar por ali pelo píer é muito legal, cheio de comidas com frutos do mar, sanduíches expostos, muito interessante.


  Dali fui até o píer 39 que é outro píer grande e famoso, cheio de lojinhas, restaurante, um aquário e tem vários decks de madeira onde os leões marinhos ficam tomando sol. É muito diferente e engaçado. Eles são tão desengonçados e ficam fazendo barulho engraçado, e andando uns por cima dos outros.







  Outro lugar lindo é o Palace of Fine Arts, é uma construção num estilo que acho que é romano mas não tenho certeza, e em volta tem um jardim lindo.

















  Bem perto dali, está o parque Presidio of San Francisco, que é o parque que vai até a Golden Gate Bridge, essa região do parque próxima ao Palace of Fine Arts, onde tem um lago (facinho de achar pelo google pelo lago), que é onde parou o ônibus para ir pro Palace, é muito linda! Vale a pena ir até lá. Pelo que entendi, dentro do parque tem casas lindas e alguns prédios que acho que são comerciais. Andar por ali valeu a pena, é muito bonito.





  Ir até a Golden Gate Bridge é parada obrigatória em San Francisco. No dia que eu fui não estava sol, e achamos que não valeria a pena atravessar, além de não termos muito tempo, pois logo mais iríamos até Alcatraz. A ponte é linda, é muito legal ir até lá, e acredito de deveria ter sido legal atravessar e conhecer a cidade que tem na ilha do outro lado. Mas não deu, mesmo assim, fiquei satisfeita só de ir até a ponte...






   Ao chegar próximo a ponte tem uma região voltada ao turismo, no parque do Presídio com vários painéis com a história da ponte, esculturas e explicações sobre a construção da ponte e as mudanças pelas quais a ponte passou ao longo dos anos, além de ser uma área muito bem cuidada chia de jardinzinhos.

Tamanho real dos cabos da ponte!!!







   Passei também pelo parque álamo, um parque da cidade onde os moradores costumam ir em dias de sol passear e levar os cachorrinhos.... O parque é famoso para os turistas por estar na reagião das super-charmosas Painted Ladies, que são as casar em estilo vitoriano. Na verdade, em muitas partes da cidade se esse estilo fofo de casa, mas na região do parque estão mais concentradas e são bem lindinhas. O engraçado dessas casas é que elas tem um charme muito maior quando tem várias delas próximas, e quando você olha de longe parecem ter uma certa "vida". Elas parecem bem mais luxuosas de longe, quando vistas de perto acho que ganham mais charme por ser casas não tão bem cuidadas assim, o que as torna muito mais reais e atingíveis. É engraçado como o fato de não serem perfeitas se tornou uma qualidade e tanto!


   Relativamente próximo ao parque (fui a pé) está a região da ópera com vários prédios de teatro e shows, com uma praça central. É uma região bem bonita também! Ô cidade para ter lugares bonitos e  completamente diferentes uns dos outros!




  E o imperdível passeio a Alcatraz! Alcatraz é a ilha que foi o presídio de segurança máxima, onde Al Capone ficou preso. Hoje em dia a ilha virou um museu e é muito legal a visita. Eu achei que eu nem ia gostar muito, não é meu tipo de passeio preferido. Mas mesmo assim adorei! O caminho até a ilha já vale a pena, é muito bonito. Não conseguia parar de pensar: como usaram este lugar maravilhoso para ser um presídio??!! Na ilha tem audioguia pelo presídio em Português, explicando tudo do presídio. A vista da ilha é linda, então fica melhor num dia de sol. O ingresso deve ser comprado com antecedência de pelo menos 2 semanas, se não começa a acabar principalmente os horários mais concorridos. Também fiz um vídeo no youtube da visita a Alcatraz: https://www.youtube.com/watch?v=L7gJQz9EXzc&list=UUvm0edjz28EKku-2TYFx6wg



           








  No píer 39 fui no Aquarium of the Bay, que também estava incluído no citypass, apesar do aquário do museu de ciências ser melhor, esse estava incluído no citypass, sendo assim valeu a pena. para quem não vai comprar o citypass, acho que o melhor é ir só no museu de ciências em vez desse aquário.


Polvo - aparte mais legal do museu!

  Em outro dia fui até a Ocean Beach, a praia que fica na costa oeste da cidade, próximo ao Golden Gate Park. A praia é bem grande e bem bonita, mas não estava calor para praia, e eu não queria passar o dia na praia. Eu não sou muito fã de praia em geral, gosto só de ir ver... As maiores diferenças que vi entre essa praia e as do Brasil foi que lá é muito tranqüilo, apesar de ser uma praia famosa em uma cidade grande e com fácil acesso,  não tem gente vendendo NADA por lá, tem muita gente de roupas e falta um pouco de animação, o silêncio reina absoluto, e principalmente: não pode bebida alcóolica na praia! Como assim?!

                                   














 
  Almocei na cervejaria e restaurante Beach Chalet, achei bem legal, comida muito boa, só que é caro, ficou uns US$70,00 por pessoa. A vista é linda!


  Próximo à paria, dei uma volta pelo Golden Gate Park, passei pelo jardim japonês, e fui no Museu de Ciências que fica no parque. O parque é enorme e bem bonito, é dito o Central Park de San Francisco.























  O museu de Ciências do parque é bem caro para entrar, se não me engano US$35,00, porém está incluído no citypass. O museu é muito legal, achei um dos museus mais legais que já fui, dentro dele além de estufas que reproduzem habitats, como a floresta amazônica e manguezais, tem alguns animais como pinguins! Adorei os pinguins!!! Subir no último andar do Museu é bem legal porque tem um jardim com umas clarabóias que parecem uma nave espacial disfarçada de grama, além disso tem uma vista bem legal do parque. No museu também tem um aquário que foi o mais legal dos aquários que eu fui (fui em três nessa viagem). Tem vídeo no Youtube mostrando o aquário: https://www.youtube.com/watch?v=5SNySBJp-Mk&list=UUvm0edjz28EKku-2TYFx6wg








  No museu também tem um lugar parecido com um planetário, onde assisti duas apresentações sobre origem do universo, matéria escura e coisas desse tipo que foram simplesmente incríveis!!! Amei!!!
   Andei um pouco pela China Town, mas para falar a verdade foi um lugar que não vi muita graça, a liberdade em São Paulo é muito mais interessante.




  E por fim, fui também no exploratorium, um museu iterativo também de ciências, que também estava incluído no citypass. Esse museu é o máximo! Nem sei se pode ser chamado de museu, é um lugar cheio de atividades e experiências de todos os tipos de ciências, física, química e biologia. É muito interessante, em todos os experimentos você pode tocar e "fazer"a experiência. Esse museu é enorme! Passamos umas três horas la dentro e depois percebemos que não vimos nem metade. Também coloquei vídeo no youtube: https://www.youtube.com/watch?v=xfCVei0ZjkI&list=UUvm0edjz28EKku-2TYFx6wg


Juro que olhando de perto os azulejos são retinhos!
Areia Magnética - existe na natureza







Nenhum comentário:

Postar um comentário