segunda-feira, 19 de janeiro de 2015

Edimburgo - Escócia

  Eu tinha passagem marcada para Londres e como seriam 8 dias eu resolvi procurar algum lugar ali por perto para ir conhecer... E depois de pesquisar acabei escolhendo Edimburgo, a capital da Escócia, que faz parte do reino unido assim como a Inglaterra. Não pode-se dizer que é outro país, mas tem uma cultura toda própria, falam inglês com um sotaque todo diferente, a comida é diferente, ou seja, iria sim conhecer outra cultura.
  Como o tempo era curto resolvi ir de avião. Tentei pesquisar passagem de trem e de ônibus mas eram demoradas e meio caras, acabei achando que não valeria a pena, sairia quase o mesmo preço do avião. Fui então de avião de Londres para Edimburgo e passei dois dias e meio lá.
  Achei que o tempo foi suficiente para ver tudo que eu tinha planejado, claro que andando o dia inteirinho para aproveitar o tempo. Por ser inverno muitas coisas fecham mais cedo e por volta de 16:30 já esta bem escuro. Sem planejar direitinho talvez não desse tempo de ver tudo.
  As duas principais atrações são o Castelo de Edimburgo e o Hollyrood Palace. O Hollyrood Palace ainda é usado pela família real especialmente nos meses de verão para passar férias. O castelo ainda tem algumas partes administrativas e de órgãos do governo funcionando. 
  O Castelo tem todo o charme de ser um castelo, com tudo que se espera de um castelo. Ele fica num ponto bem alto da cidade, e da para ter uma linda vista de lá de cima. Tem várias exposições dentro dele sobre o exército, sobre guerra, de moedas, de como era mantidos os prisioneiros no castelo e outras. Tem bastante coisa para ver e vale muito a pena a visita. É um lugar lindíssimo. Ele é todo murado e na volta toda tem canhões e ótima vista da cidade. Tem também uma igreja, e pequenos jardins. Tem vídeo do castelo no Youtube: https://www.youtube.com/watch?v=0gtsm189XrI




  O palácio de Hollyrood é bem mais moderno, mas não menos interessante, também com diferentes exposições. Os ambientes tem todo o glamour da realeza e é muito lindo. Os jardins são lindos e tem as ruínas de uma igreja antiga bem interessante. Externamente é muito bonito.




  O castelo e o palácio ficam na extremidades opostas da Royal Mile, a principal rua do centro histórico com construções em estilo medieval. Cheia de pequenos becos e ruazinhas estreitas. Tudo feito de pedra, muito bonito.



  Nesta rua também fica a principal igreja, catedral de St. Gilles.


 Próximo ao castelo fica o world of Illusions, a Câmara Obscura e o Wisky experience. Não fui no Wisky experience, e o World of Illusions e a Câmara Obscura ficam no mesmo prédio, o ingresso é um só. Achei muito legal especialmente o World of Illusions, que é um tipo de museu de vários andares e em cada andar um tipo de exposição, algumas mais iterativas que outras, ligadas à ilusão de ótica e outros fenômenos sensoriais. Do último andar tem uma mirante muito legal, no terraço do prédio de onde se vê toda a cidade e o castelo. Coloquei um vídeo no Youtube só com as atrações. Fiz um vídeo mostrando tudo no Youtube: https://www.youtube.com/watch?v=9tfCLO3sBlo



  Andar pelas ruas de Edimburgo é muito gostoso, e a cidade é bem pequena, da para fazer tudo a pé tranquilamente, ao menos essas atrações principais. Eu só peguei o ônibus do centro até o aeroporto  e é bem fácil, porque dentro do ônibus tem uma tela de televisão indicando em que ponto está e no papel que me deram tinha até o nome dos hotéis de cada ponto.
  A Princess Garden, umas das ruas principais da cidade, é linda. É uma rua de centro comercial, cheia de lojas famosas como Primark, Gap e outras e margeando a rua tem um enorme jardim ou parque. Coloquei dois videos no Youtube: https://www.youtube.com/watch?v=CnZXcc_VF0Y e https://www.youtube.com/watch?v=6YOoHORk4O4


  A região da Princess Garden é mais moderna e é linda, e como era natal tinha mercadinhos de natal e vários brinquedos de parque de diversões e pista de patins no gelo.




  Tentei ir no restaurante do Jamie Oliver que é lindo, super chique, diferente do de Londres que parece um boteco, mas estava lotado, só com reserva bem antecipada conseguiria.
  Próximo ao Palácio está o Hollyrood park, que eu não subi pois era uma grande caminhada numa região elevada e ali por perto está o Calton hill, uma colina, alta suficiente para ter uma vista linda da cidade mas bem tranquila de subir e com vários monumentos. O ideal é ir num dia de céu limpo para ter uma boa vista lá de cima. De lá da para ver a parte do litoral da cidade, que fica longe da área turística central.


  Adorei ficar andando pela cidade, cheia de becos e construções antigas de pedra, tudo muito charmoso, mesmo com o frio cortante que estava fazendo por lá. Não nevou mas pelas ruas estava tudo cheio de gelo. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário