quinta-feira, 25 de julho de 2013

Chocolate quente

Com este friiiiiiooooo do inverno curitibano tive a idéia de fazer chocolate quente no trabalho, para animar e esquentar! Para minha surpresa todo mundo amou! Claro que eu sabia que iriam gostar, mas o que me surpreendeu foi que várias pessoas disseram que não sabiam fazer chocolate quente e ficaram me pedindo a receita! É tão simples e fácil de fazer que me surpreendi quando todo mundo falava : " eu não seu fazer, me ensina!", foi então que resolvi colocar a receitinha aqui.
Vou colocar a receita para 1 litro de leite, mas as quantidades dos ingredientes pode ser tranqüilamente alterada. Acho que o principal é usar chocolate em pó e não trocar por achocolatado. O achocolatado tem açúcar, fica doce demais e aí não dá para colocar o leite condensado, além do que fica aquele gosto de leite com chocolate de todo dia e aí perde toda a graça.

Ingredientes

1l de leite (integral por favor!!!)
2 colheres de amido de milho (maizena)
4 colheres de chocolate em pó
1/2 lata de leite condensado
Chocolate em barra (pode ser meio amargo ou ao leite)

Misture em um copo pequeno um pouquinho do leite frio ou em temperatura ambiente (uns três dedos no copo) com a maizena, quando estiver bem dissolvida coloque o chocolate em pó. O chocolate não dissolve bem como a maizena e fica umas bolinhas mesmo, não tem problema pois o chocolate dissolve quando o leite esquentar. Coloque numa panela o leite, e misture com esse chocolate com maizena. Misture o leite condensado e leve ao fogo mexendo sempre. É importante mexer para não grudar no fundo nem formar bolinhas por conta da maizena. Quando ferver a maizena "cozinha" e faz o leite engrossar um pouquinho.
Não coloque maizena demais porque fica muito grosso fica ruim (no máximo três colheres). Se você achar que ficou muito fino pode dissolver mais um pouquinho de maizena num copo com um pouquinho de água e acrescentar. E claro, conforme ele esfria ele engrossa um louco mais.
Coloque em cada xícara um ou dois quadradinhos de chocolate. Esse item pode ser dispensado, mas dá um charme. Para quem prefere menos doce não coloque o chocolate na xícara.
Algumas vezes já fiz colocando direto o chocolate em barra na panela mas achei que ele é ruim de dissolver...
Para quem gosta pode acrescentar canela, eu prefiro sem!
Experimentem!!



- Posted using BlogPress from my iPad

Nenhum comentário:

Postar um comentário