terça-feira, 17 de dezembro de 2013

Planejando a viagem a Europa - passagens de trem e avião

  Estou planejando minha viagem pra Europa e tive algumas dificuldades, entre elas a compra de passagens de trem. Resolvi escrever sobre este assunto porque foi bem difícil achar informações, até que eu conseguisse de fato resolver o que fazer. Resolvi viajar 30 dias antes da data de embarque, e o que é pior, a viagem é no natal, dificultando e encarecendo bem as coisas, porém foi a oportinidade que eu tive e resolvi aproveitar. A viagem vai ser curta, de 22 a 31 de dezembro, pois aproveitei as folgas de final de ano.
  Primeiro decidi pra onde queria ir, e comprei a passagem de avião. Eu sempre quis Amsterdã, e fiquei em dúvida entre Itália, França, Leste Europeu e Alemanha. Como o tempo era curto e por ser época de feriado preferi me restringir a cidades maiores. Depois de pesquisar preços de passagens, achei a melhor opção Paris. Apesar de menos prático comprei ida e volta por Paris pois o preço era melhor e os horário de vôos e escala bem melhores. Dá pra conseguir bons preços nos voôs internos na Europa, porém eu não queria perder tanto tempo em aeroporto, ter que chegar uma hora antes pra checkin e tal , além disso os trens param no meio da cidade e não longe como os aeroportos, e ainda porque as regiões que eu vou são relativamente próximas. Acrescentei então a Bélgica no meu roteiro, pois fica entre Paris e Amsterdã e eu estava louca pra conhecer Bruges, sendo assim, os trechos de trem ficaram com no máximo 3 horas.
  Resolvi então que iria fazer os trechos Paris-Bruxelas, Bruxelas-Amsterdã, Amsterdã-Paris de trem. Tem alguns tipos diferentes de trem, mas o Thalys é o trem mais rápido e mais caro que faz estes percursos, é o famoso trem-bala. Decidido isto comecei a pesquisar os trens e achei que não ia conseguir comprar daqui do Brasil.
  O site RailEurope é uma espécie de agência online, como o decolar por exemplo, que vende passagens nos trens da Europa e tem o site todo em português. Porém fiquei com muito medo de comprar depois e ler na internet muitos relatos de pessoas que compraram e não receberam a passagem, ou que chegando lá a reserva não existia, além disso as pessoas não tiveram o dinheiro devolvido!!! Tá certo que não conheço estas pessoas, só vi relatos na internet, inclusive no site reclameaqui e em vários blogs. Pode até não ser verdade, mas eu nao queria arriscar! Já imaginou o transtorno. Encontrei também muitos relatos em blogs de que comprar nas próprias operadores de trem, ou seja, onde os europeus compram, era mais barato por você não ter que pagar a agência mas que não aceitam cartão de fora da Europa e coisas desse tipo.
  Optei então por deixar pra comprar tudo lá na Europa, mesmo com medo de não encontrar trem nos dias em que planejei e correr o risco de estar numa cidade e ter a reserva de hostel em outra. Mesmo assim resolvi que seria melhor esperar, mas continuei pesquisando. Foi então que achei em algum blog que no site oficial do Thalys, o Thalys.com, era possível comprar com cartão brasileiro e os bilhetes são enviados por email!!!! Parecia perfeito, mas não funcionava até eu descobir em outro blog que só funciona se você selecionar como paris de origem Bélgica. Logo na página inicial você opta por França, Holanda ou Bélgica como país de origem e escolhe o idioma (ingês, francês ou holandês). E como num passe de mágica deu certo!!!!!
  Comprei as passagens de trem! Se tivesse descoberto antes teria tido mais tempo pra esperar promoções, mas comprei com 10 dias de antecedência, consegui preço promocional no trecho Paris-Bruxelas, que um dia antes estava 59 Euros e paguei 39. Bruxelas ficou por 79 Euros e Amsterdã-Paris 104.
  Quando você pesquisa os horários se aparecer do lado do horário do trem uma "cadeirinha amarela", você passa o mouse por cima dela e aparece escrito que são os últimos lugares, ou seja, se não quiser ficar sem não espere o preço abaixar e compre agora mesmo. Então, se não te a tal cadeirinha, dá pra ir pesquisando e vendo se abaixa.
  Ouvi dizer que pra outras linhas de trem tem esquemas deste tipo, em sites das companias, mas aí tem que pesquisar direitinho pra saber ou tentar e ver se rola!

Nenhum comentário:

Postar um comentário