segunda-feira, 19 de maio de 2014

Europa 2014 - Impressões Gerais

  Minha viagem para a Europa dessa segunda vez foi assim:

  • Madri - 3 dias e meio, sendo que fui até Toledo num dos dias (valeu muito a pena)
  • Bruxelas - 15 dias, sendo que no final de semana e alguns dias a tarde fui para cidades vizinha, voltando no mesmo dia
  • Budapeste - 3 dias
  • Viena - 2 dias
  • Praga - 4 dias
  • Berlim - 3 dias
  • Bruxelas - 2 dias 

  De Madri a Bruxelas fui de avião, de Bruxelas a Budapeste e de Berlim a Bruxelas também, o restante fiz de trem, inclusive as "day trips".
  Eu amei praticamente tudo!!!
  Para quem vai a Madri acho que não pode deixar de ir a Toledo, uma cidade medieval que já foi capital de um império mas acabou esquecida no tempo e hoje virou cidade turística. São famosos por fazer espadas, armaduras e peças forjadas em ferro, artesanatos com prata e outros artesanatos. A espada do filme Senhor do anéis foi feita lá. Tem uma paisagem de cidade medieval incrível, a beira do rio Tejo, que lá se chama Tajo. A ponte de acesso a cidade é incrível e a cidade é quase toda murada ou rodeada pelo rio. Pela estrada da para ter uma bela vista da cidade antes de entrar nela.
Foi uma cidade que realmente me encantou!!!
  Madri também é incrível, claro que diferente de Toledo, é uma metrópole, com metrô que vai para todo canto da cidade, muito fácil de se locomover. Ótima para sair a noite, maravilhosos restaurantes e não muito caros e os espanhóis são muito simpáticos e receptivos. Muitos pontos turísticos lindo na cidade.
  Bruxelas acabou sendo um "lar" por curto tempo, mas eu me sentia assim, em casa, porque eu fiz o curso de inglês lá, e por isso tinha uma rotina, acordava cedo, pegava o mesmo metrô todos os dias e tal. As duas cidades Belgas que eu fui também amei, acho ótimos conhecer cidades pequenas, apesar de também serem turísticas é muito diferente das grandes cidades.
  No leste europeu eu me surpreendi muito! Achei que seria tudo muito antigo, tudo meio igual por causa do regime comunista que eles tinham até bem pouco tempo, mas foi completamente diferente. Budapeste, a primeira cidade do leste que eu fui é super moderna, tinha construção por toda parte era bem claro que é uma cidade em crescimento muito acelerado. A cidade é lindíssima, com grandes construções que impressionam, muitos jardins (mesmo sendo inverno tinham flores) e tudo muito bem cuidado. Budapeste foi uma surpresa muito grande para mim porque foi o oposto do que eu esperava. Também tive a impressão de ser muito segura e sempre muito movimentada. A noite é cheia de bares e festas, tem muitos restaurantes bons, os preços são muito mais baixos que nos outros lugares da Europa que eu fui. O comércio também é bem forte na cidade. O parlamento é o maior do mundo se não me engano e é realmente incrível!! Budapeste é linda de dia e de noite! realmente, junto com Praga fica no topo das minhas cidades preferidas.
  Viena não me surpreendeu muito, talvez porque eu já esperava que seria linda! E é muito linda. Mas por ter ido depois de Budapeste eu me decepcionei um pouco com Viena. Achei a noite meio parada, era difícil achar um bar para ir tomar uma cerveja a noite. Tem bons restaurantes mas tudo muito caro e não achei nada de especial nos que eu fui. A cidade tem uma arquitetura muito bonita, mas é melhor para andar de dia mesmo. Gostei de ter bicicletas públicas bem fácil, barato e por toda parte.
  A grande estrela da minha viagem foi Praga!!!! Me encantou demais, de todos os lugares foi o que mais amei! Tudo lá foi incrível! É linda de dia, maravilhosa a noite, segura, chique, com vistas deslumbrantes por toda parte!!! Comida maravilhosa, restaurantes ótimos, tudo barato (comparado a França, Holanda e Bélgica) e o povo muito receptivo. Eu andei muito pela parte turística mas acabei saindo um pouco porque conheci um pessoal de lá e fui almoçar com eles meio fora do centro turístico. Não consigo descrever Praga! É uma cidade que me encantava em muitos aspectos, e para onde eu olhava era tudo lindo! Até pavão solto no parque eu vi! Simplesmente demais!!!
  Depois de Praga fui para Berlim, que posso estar sendo injusta com a cidade que tanta gente ama, mas eu me decepcionei. Não sei explicar muito bem o motivo, não foi nada especificamente, mas não curto tanto como os outros lugares. Talvez o que me fez ter essa impressão é que eu já estava cansada, era o final da minha viagem, tinham acabado de roubar meu iPhone, mas enfim, não gostei muito. Claro que eu estava viajando, foi legal, mas não amei como o resto da viagem. Achei os alemães da recepção do hostel (grand hostel Berlim) muito grosseiros, mal educados e nem um pouco prestativos. Já pelas ruas foi bem diferente, encontrei pessoas mais simpáticas, mas mesmo assim não muito receptiva como nos outros lugares. Depois conto direito sobre o hostel, mas o que me deixou brava foi que quando perguntei se era seguro eu ir de metrô pro aeroporto as 5 da manhã o recepcionista respondeu "aqui é alemanha, não é como no Brasil" e a outra coisa foi que perguntei onde tinha uma loja da Apple e ele me ensinou a ir mas chegando lá não tinha a loja e a loja da apple era do outro lado da cidade! Absurdo! Então por essas e outras eu me decepcionei com a Alemanha e com os Alemães, indo completamente contra as minhas expectativas. eu tinha certeza que amaria Berlim, mas não foi o que aconteceu. Espero ter outra oportunidade de ir para Alemanha e quem sabe mude essa primeira impressão.

Depois, com calma vou escrever de cada uma das cidades especificamente colocar fotos maravilhosas e contar dos hostels, hotéis e restaurantes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário