domingo, 21 de dezembro de 2014

Doce de Natal

Hoje fiz um doce que a minha mãe sempre faz para levar no natal para família. O doce faz tanto sucesso que todos esperam a hora da sobremesa ansiosos por esses doce.
Ele é um pudim-sorvete, alguns chamam de cassata, hum não sei... só sei que o doce é maravilhoso.
Os ingredientes são:
 
4 ovos
1 lata de leite condensado
1 lata (a mesma medida) de leite
1 lata de creme de leite
2 colheres de maizena
2 xícaras de açúcar
umas gotas de baunilha
2 colheres de chocolate em pó 

 
 
 
Agora vamos ao passo a passo.
Primeiro das 2 xícaras de açucar, separe 4 colheres e reserve. O restante do açúcar colocar na forma, dessas de pudim com buraco no meio e leva ao fogo até o açúcar virar caramelo. Vá virando a forma para o caramelo ir se espalhando pela lateral. Assim que todo o açúcar estiver caramelizado, tire do fogo e jogue o chocolate em pó dissolvido em pouca água. 
 
 
Quebre os ovos e separe claras e gemas. As gemas vão para panela e as claras para batedeira ou fuê (como eu não tenho batedeira, foi no fuê mesmo).
 
 
Na panela que estão com as gemas acrescente o leite condensado, a mesma medida de leite e mexa no fogo até ferver. Quando ferver coloque a maizena dissolvida em um pouco de leite, mexa mais um pouco e desligue o fogo.
 
 
Coloco em banho maria para esfriar, enquanto vou fazendo a segunda parte. De vez em quando dou uma mexida para esfriar mais rápido e para não formar uma casquinha em cima.
 
 
Bata as claras em neve, quando estiver bem firme acrescente 4 colheres de açúcar, bata mais um pouco e acrescente o creme de leite, bata para misturar.
 
 
Misture os dois cremes, sendo que o primeiro não pode estar muito quente. 

 
Coloque naquela forma caramelada e com chocolate. E leve ao freezer ou congelador. Deixe de um dia para o outro.

 
Esse doce é bom porque dá pra fazer com alguns dias de antecendência, eu já fiz hoje pro natal que vai ser na quarta.
E eu levo para o lugar onde vou na forma mesmo e deixo pra desenformar na hora, fica mais fácil de levar. Aí deixo um tempinho fora do congelador, pra dar uma derretida e viro num prato bonito.
Essa foto não é do meu doce, é do natal de 2011.  

 
Essa receita é muito boa!! Quem já comeu me fala se concorda.
 
Um beijo,
 
Flávia
 


2 comentários: