sexta-feira, 22 de agosto de 2014

Sal Rosa do Himalaia

Meu sogro me deu um pacote de sal Rosa do Himalaia. Então, fui pesquisar quais são as vantagens deste em relação ao sal comum e também aos tipos mais conhecidos. E resolvi compartilhar com vocês.
Lembrando que o sal não é vilão, alias o sódio é super importante para o nosso organismo. O problema é que os produtos industrializados que comemos já tem muito sódio e acabamos viciados em sentir o sabor salginho nos alimentos.
Então a melhor maneira de não consumir sódio em excesso é maneirar e escolher a melhor opção.


 
 
Vamos aos tipos mais comuns:
 
REFINADO
Chamado popularmente de “sal de cozinha”, ele é extraído da água do mar por meio de um processo de evaporação e, depois, refinado. Formado por cloreto de sódio (mistura de cloro e sódio), ele é muito usado no dia a dia como condimento, realçando o sabor dos alimentos, e também como conservante.
De acordo com a legislação brasileira, é obrigatório incluir iodo ao sal. A medida tem como objetivo evitar que a população apresente deficiência desse mineral, responsável por prevenir problemas como bócio e cáries. Em 1g há 400mg de sódio.
 
LIGHT
Comparado ao sal comum, tem menor teor de sódio. É composto por 50% de cloreto de sódio e 50% de cloreto de potássio. Ao contrário do que o nome sugere o condimento não é indicado para quem deseja emagrecer, e sim àqueles que têm restrição em relação ao consumo de sódio (como indivíduos com pressão alta).
Por outro lado, deve-se lembrar de que ele não é uma boa pedida para pessoas com problemas nos rins, já que o aumento da ingestão de potássio pode causar um acúmulo do mineral no organismo, elevando o risco de complicações cardiovasculares. De gosto mais amargo, pode ser utilizado da mesma forma que o sal comum. E atenção: apesar de ter menos sódio, não vale exagerar nas pitadas. Em 1g de sal light há 197mg de sódio.
 
ROSA DO HIMALAIA
Está localizado aos pés do Himalaia, região que há milhões de anos foi banhada pelo mar. Considerado o mais antigo e puro dos sais marinhos, fica depositado a centenas de metros de profundidade. Tem quase metade de sódio encontrado no sal comum e é muito rico em minerais (são mais de 80), tais como cálcio, magnésio, potássio, cobre e ferro.
Por causa desses compostos, os cristais ganham um tom rosado e um sabor com toque metálico agradável e suave. Pode ser empregado em carnes, aves e peixes, além de saladas e legumes. Também cai muito bem na finalização e decoração de alguns pratos. Em 1g de sal Rosa do Himalaia há 230mg de sódio.
 
MARINHO
Comparando quimicamente, o sal refinado e o marinho (também chamado de sal Azul) são iguais, ou seja, ambos são formados por mais de 99% de sódio. A principal diferença entre eles está no formato dos grãos: enquanto o primeiro é refinado para passar pelo buraco do saleiro facilmente, o segundo passa por um refinamento mais rústico, resultando em grãos irregulares (não tanto quanto os do sal grosso).
Essa particularidade faz com que o sal marinho gere uma “explosão de sabor salgado” na língua.
Assim como o sal de mesa, ele pode temperar carnes, aves, peixes, verduras e legumes, realçando o sabor desses alimentos. Como a quantidade de sódio é alta, deve ser usado com muita moderação.
Em 1g de sal marinho há 420mg de sódio.
 
Essas são as opções mais encotradas nos supermercados. Eu estou gostando muito do sabor do sal rosa, só tenho que tomar cuidado para na exagerar.
Ache a melhor opção para você!
 
Um beijo,
 
Flávia
 

Um comentário:

  1. Oi Flávia! Mto legal seu post!! Eu uso mto a flor de sal...vou experimentar o sal rosa do himalaia! Tudo é uma questão de hábito...estamos acostumados a sentir o salgado nos alimentos...com o tempo, vamos criando um novo hábito e tirando o excesso de sal da nossa alimentação! Um beijão

    ResponderExcluir