terça-feira, 9 de junho de 2015

Turistando em São Paulo - dia 1

 Esse feriado de corpus christi de 4 de junho fomos (eu e Igor) para São Paulo. Ficar com a Fernanda e passear. São Paulo é uma cidade surpreendente e sensacional. Lá tem de tudo, tanto do lado bom quanto do lado ruim! Nós chegamos na hora do almoço da quinta e fomos embora depois do almoço de domingo.
 
Começamos o almoço de quinta no Sujinho, que fica na Avenida Ipiranga, 1058, no Centro. O tradicional de lá é a bisteca de boi, dizem que é a melhor da cidade, é realmente muito boa. Pedimos uma bisteca e um bife a milanesa.

 
De acompanhamentos arroz carreteiro, batata frita e salada de rúcula. Comemos super bem e a conta deu R$ 120 para 3 pessoas.

 
Saindo do restaurante passeamos pelo centro, na região do Vale do Anhagabaú. É um lugar bonito mas dá dó por causa da quantidade de mendigos e viciados. Tem que andar com cuidado, tomar cuidado com os seus pertences mas mesmo assim vale a visita. Tem muitas construções antigas algumas bem conservadas, outras não.
Ali também tem o Shopping Light, na Rua Coronel Xavier de Toledo, 23, esquina com o Viaduto do Chá. O shopping fica no edifício histórico Alexandre Mackenzie, que foi tombada pelo Patrimônio Histórico. O prédio foi levantado em 1929 e era a sede da empresa de Energia Light. A transformação em shopping center aconteceu em 1999, após passar por reforma e restauração, sendo hoje um dos maiores pontos de compras, serviços e lazer do centro da cidade.
 
Bom, nós passeamos por lá para esperar o horário da visita guiada pelo imponente Theatro Municipal de São Paulo (não sei porque tem esse H na palavra teatro, mas no site é assim!). As visitas guiadas são gratuitas e acontecem de terça-feira a sexta-feira: às 11h, 15h e 17h e sábado e feriados: às 11h, 12h, 14h e 15h. Não tem de domingos e segundas. É só chegar antes, dar o nome na bilheteria do teatro e depois aparecer lá na hora combinada. Uma pena que não conseguimos ver a sala principal pois estava tendo algum ensaio...
 
 
 
O prédio belíssimo foi inaugurado em 1911, foi projetado pelo arquiteto Ramos de Azevedo, que chamou os italianos Cláudio Rossi e Domiziano Rossi, pela experiências que estes tinham em contrução de óperas.
 
 
A construção foi influenciada pela Ópera de Paris, com traços renascentistas e barrocos na fachada e, em seu interior, muitos adornos e obras de arte: bustos, bronzes, medalhões, afrescos, cristais, colunas neoclássicas, vitrais, mosaicos e mármores. No tour não pode filmar nem tirar fotos. Para saber mais informações sobre o teatro clique aqui.

 
O próximo passeio foi o Eataly. O conceito do Eataly foi criado em 2004 e, depois de 3 anos de pesquisa e planejamento, o Eataly abriu sua primeira loja em Turim, na Itália em janeiro de 2007.
Existem 29 lojas do Eataly no mundo. Quinze delas estão na Itália, nove delas estão no Japão, duas nos Estados Unidos, uma em Dubai, uma em Istambul e agora, uma em São Paulo.
 
 
 
 
São Paulo foi escolhida para ser a primeira cidade a receber uma loja Eataly na América Latina, porque é onde vive o maior número de italianos fora da Itália. Os produtos a venda no Eataly são lindos, pena que não conseguimos comer lá por conta da fila de espera de no mínimo 1 hora. Mesma coisa que aconteceu no Eataly de Nova York, sinal de que é realmente bom mesmo! Conto sobre o de NY nesse post, clique aqui.
 
 
Achei o Eataly SP mais bonito e organizado que o de NY, mas acho que é porque é mais novo. O de NY abriu em 2010.
Achei o de SP bem moderno. Nessa foto abaixo dá pra ver bem. Os retaurantes ficam em volta, próximos às paredes e no meio ficam as bancas de hortifrutes e utensílios domésticos. No segundo andar ficam as bebidas e mais restaurantes e ainda tem o terceiro andar que é um restaurante.
 

 
O Eataly fica na Av. Presidente Juscelino Kubitschek, 1.489 – Vila Nova Conceição.
 
Esse foi nosso primeiro dia em São Paulo!
 
 Para saber mais acesse o canal da Fernanda no YouTube, clicando aqui.



Nenhum comentário:

Postar um comentário