domingo, 15 de dezembro de 2013

Holambra-SP

Holambra é uma cidade do interior de São Paulo, bem pertinho de campinas, que teve forte influência da imigração holandesa. É uma cidade pequena mas bem conhecida por exibir todos os anos a Expoflora, a festa das flores.
A cidade é uma grande produtora de flores e exporta para todo o Brasil e para fora do Brasil.
Fora da temporada da Expoflora também é uma boa cidade para se visitar. As casas são muito bonitinhas mantendo na cidade um pouco da arquitetura e cultura holandesa. 
Eu estive na Holambra uns dez anos atrás e agora voltei e percebi que a maioria das casas não tinham muros e hoje já tem, provavelmente por causa de violência urbana, mas perdendo um pouco o charme da cidade.
É comum que na frente das casas esteja escrito o sobrenome da família e que tenha mais de uma casa no mesmo terreno pois a tradição deles é que os filhos quando se casam construam sua casa no terreno da família. Hoje em dia isso está se perdendo mas ainda é possível de se ver por lá.
A cidade é muito charmosa, tem um lago lindo e bem grande. Muitos restaurantes, doceiras e cafés com estilo e culinária holandesa.
Dessa vez estava chovendo, o que atrapalhou um pouco o passeio, mas é uma boa cidade para ir almoçar e se estender um pouco mais, ou ir a tarde e ficar para o jantar.
Além da culinária a cidade tem imensos campos de flores e fazendas abertos a visitação. Na primavera visitar os campos todos floridos é muito bonito. Nos restaurantes, floriculturas, lojinhas de artesanato e doceiras geralmente encontra-se panfletos com os telefones para agendar a visita. 
Na cidade fica o roseiral onde foi filmada uma novela da globo Alma Gêmea e os campos de flores da novela Sangue Bom. Vale a pena a visita.
O bar e resaurante Casa Bela é bem famoso e eu gostei muito. Funciona o dia todo, e tem um bom cardápio. Quase em frente fica a confeitaria Martin Holandesa que também é uma delícia, especialmente para provar os doces típicos. Um restaurante típico famoso mas que eu ainda não pude ir é o Old Dutch. Recomendo ainda a doceria Zoet en Zout, que fica de frente pro lago! 
Além disso as lojinhas de artesanato ao lado do restaurante Casa Bela são uma graça e valem a pena serem visitadas.

Moinho, próximo ao pavilhão da Expoflora


Lojinhas e restaurante Casa Bela





 Confeitaria Martin Holandesa





Nenhum comentário:

Postar um comentário