sexta-feira, 18 de julho de 2014

Day trip de Bruxelas: Lille e Maastricht

  Conforme já contei, fiquei um tempo maior em Bruxelas e aí consegui fazer algumas "Day Trips", ou seja, ir para algumas cidades próximas e voltar no mesmo dia. Foi uma cidade na França, uma na Holanda e duas na Bélgica. Todas elas valeram a pena, é muito fácil viajar de trem por lá, podendo comprar o bilhete na hora facilita muito. Tudo muito fácil.
  Me surpreendi muito pelo charme dessas cidades menores e não tão famosas como as capitais. Além disso, elas tem muita coisa para ver, muitos museus, teatros, praças e muita coisa para ver. Isso me fez perceber que as cidades são muito bem cuidadas e que os europeus investem muito em cultura.

Lille- França
  Em Lille, andei muito de bicicleta, naquele esquema de bicicletas como meio de transporte, que são alugadas de postos públicos na rua (vou fazer um post só disso). Valeu muito a pena pra conhecer muito da cidade em pouco tempo e de maneira bem divertida.

Posto de Bicicleta

  A estação de trem por onde cheguei é linda, e muito organizada. O que causou um boa impressão logo de início, que foi mantida durante todo o dia na cidade. Me encantei com Lille!
Estação de Lille
Estação de trem de Lille

Ópera de Lille


  Na hora do almoço entrei num restaurante que estava pelo caminho, chamava "El Riadh"parecia ser turco, ou árabe, algo assim. Adorei o restaurante, tinha comida muito boa, pratos bem grandes e barato.

Frango com molho de cogumelos, batata frita, salda e arroz marroquino
Gratin de peixe




  Lille tem muita coisa para ver, e no dia que eu fui o Palais de Beaux-Arts de Lille estava com entrada gratuita, achei bem legal, porque aí você não fica com aquele sentimento de que como pagou tem que ver tudo, então dei uma passada rápida parando só no que mais me interessava. Fiquei surpresa com a quantidade de quadros de artistas muito famosos, e olha que eu não entendo nada de arte, e portanto não conheço quase nenhum!

Palais de Beaux-Arts de Lille
  Uma região linda da cidade é a do Citadelle de lille, que também tem o zoológico de Lille, e são vários parques juntos. Adorei caminhar por lá. Especialmente numa parte que parece ser um parque mais antigo, com construções de pedra e labirintos muito bonitos.









  Passear pela cidade vendo as praças, monumentos e arquitetura em geral também foi bem legal, e tive a sorte de um dia sem chuvas para atrapalhar esses passeios ao ar livre.






  Descobri que Lille também tem Igreja de Notre Dame, e mais que isso, descobri o que é Notre Dame! Parece idiota pra quem sabe, mas eu não fazia idéia que "Notre Dame" é o mesmo que Nossa Senhora!!! Eu nunca tinha me tocado disso. Meu amigo falou: Essa é a Notre Dame, eu me espantei e falei que pensei que só tinha em Paris e aí ele me explicou  que muitas cidades tem a igreja de Notre Dame, que é a igreja de Nossa senhora, Maria, ou seja, super comum!

Notre Dame de Lille



Praça central de Lille

Praça central de Lille











Maastricht - Holanda

  Resolvi ir passar o fim de semana em algum lugar fora de Bruxelas. A primeira opção era colônia, ou Koln na Alemanha, porém descobri que estava tudo lotado, era carnaval!!! Primeira coisa que eu pensei, carnaval no Brasil, mas na Europa nem preciso me preocupar com isso! Estava muit oenganada! Koln é famosa pelo carnaval e o tudo ficava mais caro, passagens de trem caras e difícil achar vagas e hotéis lotados. Foi então que fiz a mudança de planos e resolvi ir no sábado para Lille e Domingo para Maastricht, uma cidade no interior da Holanda, próxima à fronteira com a Bélgica. 
  E aí outra surpresa, Maastricht também tem um carnaval famoso!!!! Achei ótimo para ver como é o carnaval europeu! Lógico que é muito diferente do brasileiro! A começar pelo clima! Super frio, fazia uns 4 graus nesse dia, em certo momento caiu até um gelinho do céu, uma coisa muito engraçada, não era granizo como no Brasil, que vem com chuva forte. Começou a chover bem fininho e de repente parou de chover e caiu esses gelinhos bem pequenos. Tipo um ensaio para que eu visse neve! Mas não foi dessa vez ainda!


  Chegando em Masstricht, assim como em Lille achei a estação de trem linda. Ela estava toda decorada pro carnaval e já no trem encontrei várias pessoas com fantasias. Nada a ver com as fantasias brasileiras, na verdade o oposto! roupas enormes que cobrem todo o corpo, afinal é inverno! As duas roupas mais comuns e engraçadas que vi por lá parecendo típicas do carnaval deles eram muito engraçadas. A primeira um macacão tipo de bebê, daqueles que cobrem todo o pé, e todo o corpo, mas de um material que parece pelúcia, imitando bichos!!!! Tinha gente vestida de onça, de zebra, de tigre, de tudo!!! A outra roupa bem comum era um casaco todo de pelinhos, que iam até o pé, com cores néon. Vários homens com casaco rosa néon, verde e laranja. Fora isso tinha as pessoas que estavam em desfiles de comunidades que eram mais tradicionais, parecendo roupas de fanfarra, com um leve ar militar, mas bem coloridas.
Estação de Trem











  Fora o carnaval, a cidade é bem interessante. Tem uma universidade enorme, e bem famosa, tem muitos pontos turísticos bonitos, parques lindos e a arquitetura bem diferente de Lille e das outras cidades que fui. Engraçado como mesmo tão perto cada país mantém sua identidade. Acho que Maastricht foi mais interessante do que Lille, com mais coisas diferentes para ver e mais bonita. Deu para perceber pelo tanto de fotos!!! Além disso foi muito fácil de andar por lá porque a cidade é pequena e tudo é meio perto. Fiz tudo a pé, e deu tempo de ver tudo em um dia só. 


















  Uma das atrações da cidade é uma antiga igreja onde hoje funciona uma livraria. É enorme, linda e muito interessante o fato de ter sido uma igreja no passado!

Livraria numa antiga igreja






































Nenhum comentário:

Postar um comentário