quarta-feira, 9 de julho de 2014

Praga - República Tcheca

  Fiquei totalmente apaixonada por Praga!!! Que cidade maravilhosa!!! Só quem vai lá tem noção de como Praga é linda!!! É impressionante também a história da cidade e como esta história está presente pelas construções e monumentos.
  Fiz o "free walking tour" da empresa Sandemans e foi exelente. Depois do tour gratuito resolvi também fazer o tour pelo castelo de Praga, que era pago e valeu muito a pena.
  A república Tcheca é uma das cidades do mundo onde mais se bebe cerveja, as estatísticas são assustadoras, e por lá a cerveja mais apreciada é mais leve, e mais parecida com as cervejas que costumamos tomar no Brasil, diferente da Bélgica, por exemplo que tem cervejas muito mais encorpadas. Fui na Cervejaria/restaurante no mosteiro uma das mais antigas da cidade, que fica no alto do morro, e achei que vale muito a pena, o restaurante é muito bom!




  A comida em Praga me agradou muito, muita carne de porco, bastante batata, muito creme, molhos diferentes e as vezes uma coisas doces misturadas. Os restaurantes são muito charmosos,  muitos com estilo taverna o que me agradou muito!!!O que mais me surpreendeu foi uma bola enorme de chantilly no meio do meu prato do jantar!






Prato comcarne de porco com molho, batata frita e chantilly com cereja!!!
carne de coelho com repolho
  O custo da viagem em Praga, assim como Budapeste é muito mais baixo que no resto das cidades que eu fui, então se come muito bem por lá com pouco dinheiro.
  Fiquei num Hostel indicado por uns amigos que foi espetacular, o melhor Hostel que já fiquei, chama Santini. O hostel é super bem localizado, e é um antigo hotel 5 estrelas.








  Claro que andei mais pela parte turística da cidade, mas mesmo assim achei Praga mais "histórica"do que Budapeste, com mais coisas antigas. Andar pela cidade é muito agradável e mesmo a noite me senti muito segura. É também relativamente fácil se localizar.



 
















  Espalhados pela cidade facilmente você encontra o Trdelník que é um tipo de biscoito de massa doce assado na brasa nesses rolos. Eu comi com recheio de Nutela, é bem grande, barato e uma delícia.





  Na praça central, na feira de rua comi também um presunto defumado que ficava sendo assado na hora e eles vendem por kilo, muito gostoso,  também é típico de praga.
                         

  Pela internet descobri que em Praga tem um restaurante dentro do hotel Art Deco Imeperial Hotel que está entre os restaurantes mais bonitos do mundo! Era meio fora do meu caminho, mas me esforcei e fui até la. Como eu já tinha almoçado comi uma sobremesa que foi a melhor sobremesa da minha viagem! Sensacional! O restaurante é de 1914 e tem entre os ilustres frequentadores Franz Kafka. Valeu muito a pena e gostaria de ter ido la para almoçar. Olhei os preços no cardápio e não era nada de absurdo. 

                                      

  Voltando a sobremesa: escolhi uma que chamava algo como surpresa de chocolate que era uma bola de chocolate oca, tipo um ovo de páscoa e na mesa, na minha frente, o garçom despejou um calda quente de chocolate que conforme caía derretia a casca de chocolate. Dentro dela tinha sorbet de cereja e um creme de mascarpone. Nunca comi uma sobremesa tão elaborada, chique e deliciosa como essa!! Foi um espetáculo! 


  Em várias partes da cidade tem partes históricas, no free walking tour pude conhecer um pouco da história desses lugares. Um dos lugares famosos é o relógio astronômico que funciona até os dias atuais.


   Muita gente vai para Praga para casar (descobri isso lá) presenciei um desses casamentos, dava para perceber que quase não tinha convidados, aí eles fazem um discurso na praça em frente ao relógio astronômico. Após a cerimônia um grande pano branco com um coração vermelho enorme era estendido e os noivos recortavam o coração, cada um começando por um lado até se encontrarem. No final, quando eles recortam todo o coração o noivo carrega a noiva e passa por dentro do coração! Foi muito legal presenciar este momento e no final todo mundo na rua aplaudiu a felicidade dos noivos!


 Por toda a cidade belas paisagens impressionam e é muito gostoso de andar meio sem rumo.

Loreta de Praga - Réplica da igreja Italiana

Ponte Carlos


  Andando pela cidade vi um parque pequeno, cercado no meio de umas ruas estreitas, fiquei em dúvida se deveria ou não entrar, mas resolvi entrar. Caminhando por lá ele pareçia um parque comum, menor do que os outros, simples. De repente, ouvi uns "gritos"que eu não sabia identificar que bicho estava emitindo, nem mesmo sabia que era lá dentro do parque. De repente o barulho estava muito alto, dava para perceber que estava perto e aí a surresa: eram Pavões!!! Vário pavões soltos viviam por ali e quando eu reparei bem vi que tinha vários a minha volta!! Um deles veio andando na minha direção sem medo nenhum e desfilou na minha frente parecendo se exibir! Ele passou a uns dois passos de mim e acho que deixaria até eu pegar nele!!!! Muito impressionante e lindo!!!


  Não sei se dá para ver bem na foto, mas atrás dessa pavão em primeiro plano da para ver outros dois, um em frente a porta bem no meio da foto lá no fundo e outro do lado esquerdo, em cima do caramanchão.
  O castelo de Praga não é bem um Castelo como eu esperava, mas é um complexo com vários prédios diferentes, com estilos muito diferentes uns dos outros e várias igrejas, e até pequenas vilas. É também um lugar cheio de história e com muita coisa para explorar e muitos lugares bonitos.






Troca da Guarda do castelo
   Uma ótima opção para o jantar é a Cervejaria U Fleku, vale a pena visitar, tem show de música ao vivo, comida muito boa e cervejas típicas de Praga. Conheci alguns pessoas por lá e vi que é muito freqüentada por locais além dos turistas.

u fleku cervejaria
   Uma coisa que valeu muito a pena foi, um programa completamente diferente do que estou acostumada, assistir a um espetáculo de ballet em Praga! É uma tradição da cidade e o preço foi bem razoável, em torno de 60 reais. Comprei pelo site antes de ir. O espetáculo foi a Cinderela. Adorei!



Nenhum comentário:

Postar um comentário