sábado, 12 de julho de 2014

Bruxelas - Bélgica

  Engraçado o que aconteceu entre mim e Bélgica! A Bélgica era um país que eu nem pensava em visitar, mas quando fui programar a primeira viagem para Europa, em que eu iria para Paris e Amsterdã, vi que Bruxelas era uma parada quase obrigatória. Primeiro porque ficava bem no meio do caminho, na parada do trem Thalys (o trem bala), e segundo porque é uma cidade que tem poucos pontos principais e da para se conhecer quase tudo em pouco tempo. Resolvi então passar dois dias em Bruxelas, sendo que em um deles fiz um bate e volta até Brugges, a famosa cidade medieval belga (escrevi em outro Post aqui ). Pronto visitei a Bélgica e não achei que voltaria tão cedo.
  Dois meses depois resolvi ir de novo para Europa, e dessa vez com um "affair" belga. Eu ia ficar um mês na Europa, e para ser uma viagem mais barata resolvi ficar mais dias em algum dos destinos, foi então que tive a idéia de fazer um curso de inglês. Como nada tem que fazer muito sentido nessa minha louca vida, fiquei 15 dias na cidade que nem pensava em voltar, e a idéia que era economizar também não funcionou porque gastei bastante com o curso de inglês! Fiquei então 15 dias em Bruxelas, fazendo o curso de inglês, tinha as tardes livres e visitei cidades próximas no final de semana. Vou escrever outro post só com as informações sobre o curso.
  Acabei conseguindo conhecer bem Bruxelas. Muita gente quer saber se vale a pena ir para Bruxelas. Na minha opinião vale muito a pena. Bruxelas não é tão famosa quanto Paris e Amsterdã, mas para quem já vai para estas cidades fica bem fácil parar uns dois dias em Bruxelas. Bruxelas é muito bonita, é bem metrópole, mas não é tão grande. Tem muita mistura de raças, muitos brasileiros, africanos, turcos doutras raças. Mas diferente dos outros lugares que já vi as pessoas acabam formando grupos de pessoas de algum lugar e acabam não se misturando muito. Então tem bairros em você tem concentração de alguma nacionalidade.
  Os idiomas oficiais da Bélgica são o holandês, o alemão e o francês. Mas diferente do que eu pensava, a maioria das pessoas fala um destes idiomas e não os três! E então num museu e conversando com os belgas fui entendendo como funciona. O país é quase que dividido em duas grandes partes: a Valônia e os Flandres. A Valônia é a parte que fala francês e os Flandres Holandês ou flamenco, a parte que fala alemão é muito pequena e pode ser considerada como parte da Valônia. Pelo que belgas me falaram, a Valônia era a parte mais rica no passado por conta de minérios, mas atualmente  os Flandres é mais rico, e eles tem muita rivalidade entre si. Tem até um certo preconceito por quem fala a língua de uma das duas regiões e está na outra, e eles não gostam de se misturar e ficam muito bravos quando alguém confunde os dois ou considera que é tudo a mesma coisa! E aí no meio disso entra Bruxelas, que é uma ilha no meio dos Flandres que mistura pessoas das duas regiões e acaba sendo o motivo do país continuar unificado até hoje, apesar de ter muitos movimentos separatistas. 

                     
  Bruxelas é uma cidade internacional! Tem o Parlamento Europeu, a sede da ONU, pessoas de todos os lugares do mundo, diversos idiomas por toda parte. É uma cidade bem interessante. Em vários lugares encontrei pessoas que não falavam inglês, e estas as vezes falavam espanhol. Mas da para se virar bem com o inglês por lá ou com as mímicas!
  A estação central de Bruxelas fica no coração da cidade, dali da para ir para vários dos pontos mais importantes da cidade a pé, ou pegar um trem até outras partes de Bruxelas e até para outras cidades da Bélgica.

Saguão principal da Estação Central de Bruxelas

Estação Central de Bruxelas



                  Próximo a estação Central está o Mont des Arts, uma região cheia de museus, arquitetura muito bonita e única, jardins, monumentos, igrejas, galerias, restaurantes, comidinhas de rua e cheia de gente. Um ótimo local para num dia de sol sentar e observar a paisagem e as pessoas que passam enquanto come uma batata frita, a comida típica belga. Próximo dali tem duas bonitas igrejas, uma delas é uma bem famosa: a Catedral de St. Michael e St. Gudula.
                                     
        
Catedral de St. Michael e St. Gudula

    



Mont des Arts

Bolsa de valores
  Nesta região facilmente dá para provar tudo que é típico belga: a batata frita, chocolates, waffle, cerveja e o kebab (que não é assim, típico belga mas tem por toda parte por lá). Também vale a pena provar os croissants.











  O melhor waffle que eu comi em Bruxelas foi no Ijsberg, que fica na Rue de la Montagne, 68, pertinho da Grand Place.

  Pertinho dali, está a Galerias Royales Saint-Hubert, que tem as galerias do rei, da rainha e da princesa, que são três ruas cobertas, interligadas formando galerias com lojas, cinemas e restaurantes construídas por volta de 1850. Lá dentro, fica uma das mais antigas lojas da Neuhaus, que se dizem os inventores do praline, os bombons de chocolate. O chocolate quente deles é o melhor do mundo!!!! Vale muito a pena! Tem Neuhaus em vários outros lugares, inclusive em São Paulo. Os bombons de lá são vendidos por quilo e são muito bons.



  Perto das Galerias está a famosa Grand Place, a grande parca central de Bruxelas, onde na primavera é montado o tapete de flores. Esta praça era a região de comércio antigamente e a cidade se desenvolveu em volta dela, por toda a volta tem prédios lindo históricos, a maioria reconstruídos depois da guerra. Um deles é um prefeitura e museu, eu entrei e fiz a visita guiada (só pode fazer visita guiada), vale muito a pena e tem horários e dias específicos separados por idioma e o ingresso pode ser comprado na hora.










  Também pertinho da Grand Place está o Teatro Real, a ópera de Bruxelas, e nesse dia, em frente tinha uma exposição com esse túnel e dentro dele se ouvia os diferentes sons que a água produz em cada parte do túnel.




  Um pouco mais longe tem um ponto turístico bem interessante, o Atomium. Por dentro é um museu, mas o mais interessante é por fora, o prédio é um cristal de ferro aumentado milhões de vezes. Quando eu fui o elevador estava quebrado, então não entrei, mas ver por fora já é bem legal.




  Também meio afastada da cidade está a Basílica do Sagrado Coração. Fica um pouco longe do centro, mas é maravilhosa. Uma das maiores igrejas que já entrei e é linda!!! vale muito a pena ir até lá! Do alto da para ter uma vista linda da cidade toda.









  De outro lado da cidade fica a região dos prédios do governo, com a sede da ONU e das Nações Unidas, o parlamento Europeu, a sede da União Européia. Eu não fiz a visita nenhum dos prédios por dentro porque era meio complicado marcar e eu não estava com muita vontade desse tipo de passeio. Lá perto tem um parque muito lindo! A região toda por ali é bem bonita.




  Perto dos prédios do governo está o parque do cinquentenário, que tem esse portal lindo e um parque bem bonito em volta. Ao lado tem uns museus mas eu não entrei também.





  Perto do cinquentenário, estão Parque du Roi, um grande parque com muita gente fazendo caminhada e bem bonito e em frente dele está o Palácio Real. O palácio real é muito bonito por fora, entrei na parte que tem um museu contando a história da Bélgica.









    Saindo do Palácio Real eu fui a pé até o Palácio da Justiça, foi uma boa caminhada  . Andei muito a pé por Bruxelas e o caminho é sempre lindo, encontrando muita surpresa. O palácio da Justiça estava em reforma e segundo os Belgas, por motivos políticos, essa reforma não acaba nunca, isso tirou um pouco da belezas do lugar. Mas adorei caminhar por Bruxelas, e por toda parte encontrei lugares interessantes e lindos! 






             








Notre Dame du Sablon



Palácio da Justiça
Port de Hall






Nenhum comentário:

Postar um comentário