terça-feira, 15 de julho de 2014

Campo de concentração Nazista - Sachsenhausen - Berlim - Alemanha

  Quando eu soube que tinha um antigo campo de concentração bem perto de Berlim e que seria fácil de ir eu logo me interessei. Quando cheguei no Hostel tinha uma visita organizada pelo hostel ao campo de concentração, por ser mais fácil resolvi ir com eles. Mais fácil para não errar o caminho, que demorou cerca de 45 minutos pegando trem e ônibus. O percurso de ônibus da para ser feito a pé, que foi o que fizemos na volta, mas se você não sabe o caminho talvez de ônibus seja mais fácil.
   Chegando lá tem algumas partes abertas e outras fechadas para visitar. Este campo de concentração era um campo de trabalho e não de extermínio, portanto lá havia o trabalho forçado e o aprisionamento de pessoas mas não o extermínio.
  Logo que chegamos lá passamos por uma parte que você pode pegar o audioguia e é onde você compra a entrada para visita. De lá até o campo de concentração propriamente dito tem vários murais com a história do campo de concentração e da guerra em si.

Entrada do Campo de Concentração

Posters sobre a guerra


 Na parte aberta você pode ver a topografia de um campo de concentração, algumas construções foram preservadas e no chão há marcações indicando onde haviam construções que foram destruídas. Pelo mapa conseguimos identificar o que era cada uma das construções e onde tem as exposições.

Entrada oficial do campo de concentração
Prédio original do campo de concentração
Construções do campo de concentração e indicação de construções destruídas na guerra

  Alguns prédios tem o original da época por dentro como o local onde os prisioneiros se lavavam, uma grande cozinha, as celas para os prisioneiros "perigosos"ou 'rebeldes", a parte hospitalar e outras coisas.

Local onde os prisioneiros se lavavam

Corredor com celas para prisioneiros rebeldes
Cela para prisioneiros rebeldes
  Além disso tem a parte que é como um museu, com objetos originais de alguma parte do campo de concentração.

 




















  Nem preciso dizer que o clima da visita é bem tenso, pesado, porém um pouco menos do que nos campos de extermínio. Mesmo assim, achei que vale muito a pena a visita. Não é nada que me deixou triste o resto do dia, porém é uma história triste e nos comove. Vale muito a pena conhecer, faz parte da história da humanidade, e acho importante a conscientização para que não volte a acontecer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário