terça-feira, 14 de janeiro de 2014

Buenos Aires - minhas impressões e dicas de viagem

O câmbio
  Primeira coisa que gostaria de falar é quanto ao câmbio. O câmbio varia muito pois os argentinos valorizam muito o Dólar americano e o Real brasileiro, mas é claro que é preciso tomar cuidado. Em muitos lugares de comécio se aceita Real e Dólar até mesmo no shopping, alguns só Dólar, mas a cotação que eles usam não é a oficial e varia muito. No comércio em geral vi câmbio para o real de 0,25 até 0,40 (multiplica o valor em peso por este valor para obter o valor em real). Para o Dólar vi de 0,40 até 0,10. Então se você está com moeda estrangeira para usar lá deve tomar cuidado. O troco eles voltam em pesos. Acho que é razoável ter pesos e também Real ou Dólar e aí na hora ver o que compensa.
  Na rua Florida (calle Florida) é fácil emcontrar quem faça câmbio extra-oficial, e aí facilmente se troca Dólar a 0,1 ou 0,09 e Reais a 0,25. O maior perigo é trocar e pegar dinhiero falso em troca, na hora da troca é bom ter aquelas canetas que mostram se o dinheiro é verdadeiro e os cambistas tem a caneta porque eles também testam o seu dinheiro. É fácil de comprar estas canetas por lá em papelarias porque é muito comum dinheiro falso na Argentina.

Os Taxis
  Sobre os Taxis não tive problemas mas ouvi falar que é muito comum o taxista ficar dando voltas com você, então eu sempre ia com meu celular com GPS para dar uma acompanhada no caminho. Também é comum, caso o turista desavisado tente pagar com notas de cem pesos, eles trocarem por uma nota falsa sem que você perceba e dizer que a sua nota é falsa, te entregando de volta o dinheiro falso e você ainda paga a corrida. Então o ideal é sempre pagar com dinheiro trocado, e prestar atenção caso va usar valores grandes, também é recomendado que se pegue somente taxis registrados, que são os que tem a placa luminosa em cima escrito taxi, e não os que tenham somente pintado na lataria do carro que são os particulares. Nos hotéis e restaurantes eles podem chamr o taxi porém algumas vezes o taxi me cobrou $5,00 (pesos) a mais por ter sido chamado. Os Taxis lá são bem baratos, e cinco pesos é o equivalente a mais ou menos R$1,50. Nenhum taxista me enrolou nem tentou, foi bem tranquilo.
 
O metrô
  Quando cheguei à rodoviária, aproveitei que era de manhã e fui de metrô até o hotel e custou mais ou menos o equivalente a R$1,50. O metrô fica à uns 100m da rodoviária e meu hotel era duas estações de lá. Foi muito rápido, o metrô é antigo, muito limpo e não estava cheio. Ouvi falar que o metrô é lotado, quando usei não estava, ou talvez essa linha não seja. Tentei usar de novo mas a linha que eu ia precisar estava fechada para reforma. Também ouvi dizer que a noite é perigoso usar o metrô. Outra coisa ruim é que o metrô não vai a muitos lugares da cidade, não tem linhas em Puerto Madero nem na recoleta. Caminhando um pouco consegue-se alguma estação que dê acesso, mas não muito perto.




A Cidade
 Achei a cidade linda! Já tinha ido uma vez mas não me lembrava quase nada, dessa vez aproveitei mais. Estava sol, não muito calor, um clima ótimo para ficar andando pela cidade. Achei o trânsito muito tranquilo, acho que o melhor de todas as grandes cidades que já fui. Acho que Buenos Aires tem muito turista, muito brasileiro. As atrações turísticas são bem próximas umas das outras e dá pra fazer muita coisa a pé, o taxi custa barato comparando com os taxis no Brasil.
  Buenos Aires tem muitas avenidas grandes e bem largas e eles dizem que a Av. 9 de Julio é a mais larga do mundo, não se é verdade mas ela é muito larga mesmo.


  Também achei que a cidade tem muitos monumentos por toda parte e tem embaixadas por toda parte! Não sei porque, mas não lembro de ter visto em São Paulo, talvez no Brasil elas não fiquem e São Paulo, talvez Brasília.








  Acho que no Brasil as coisas turísticas, históricas, museus, embaixadas, turistas acabam se dividindo entre Rio, São Paulo e outras cidades, na Argentina tive a impressão que tudo está em Buenos Aires, mais concentrado do que no Brasil.
 
Banheiros públicos
  Achei bem interessante que tinha banheiros públicos por toda a parte, em todos os pontos turísticos no Caminito, na Casa Rosada e próximo ao La Bombonera, no Jardim Japonês, na livraria Ateneo e até nas feiras tinha banheiros químicos. Na Europa e nos Estados Unidos é super dificíl achar um banheiro público.

Os Hábitos Portenhos e a minha impressão da cidade
  Portenho é quem nasce em Buenos Aires, e é chamado assim por estar ali o grande porto do país que sem hábitos diferentes dos nossos aqui do Brasil. Uma das coisas que achei diferente foi que eles sempre trazem pão junto com as refeições e o chá, que eles tomam com muito mais frequêcia, após a refeição o garçon oferece um chá ou café (não só café como no Brasil). Eles também costumam almoçar e jantar mais tarde do que estamos acostumados.
  As gorjetas, chamadas propinas não estão inclusas e mesmo que você pague com cartão é necessário deixar a gorjeta em dinheiro. Cinco anos atrás quase nenhum estabelecimento aceitava cartão, hoje aumentou muito, mas ainda não é como no brasil que quase tudo aceita cartão.
  Em muitos dos restaurantes eu não entendia nada o espanhol e eles acabavam falando em inglês comigo que pra mim foi mais fácil.
  Como era verão e estava bem calor os parques estavam bem cheios e tem muitos parques pela cidade, mas o que achei bem estranho foi que muitos portenhos levam uma cadeira de praia ou um toalha, esteira ou algo assim e vão no parque tomar sol! Colocam lá sua cadeira ou estendem a toalha e ficam tomando sol como se tivessem na praia, muitas das mulheres de biquini e os homens na maioria sem camisa e de short. Achei bem diferente esse hábito!
  De maneira geram adorei a cidade! Não pareceu ser perigosa, mas não é tão segura como Europa, é sempre bom tomar cuidado em qualquer lugar. Achei os argentinos simpáticos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário