sábado, 4 de janeiro de 2014

Europa - Dicas de viagem - Mala e Roupas de inverno

  Primeira coisa importante numa viagem como esta, em que fui a vários países e em que é necessário trocar de hotel várias vezes: LEVE POUCA BAGAGEM! Faz muita diferença se locomover com malas pequenas e leves em relação a grandes e pesadas! Várias das estaçoes de trem e metrô não tem escada rolante ou elevador, e você terá que carregar a mala. Alguns hotéis e hostels também podem ter escadas a subir. Andar nas calçadas arrastando mala, mesmo com boas rodinhas não é assim tão prático. Portanto minimize ao máximo o que você precisa levar.
  Sabe aquelas coisas que você pensa: "levo isso ou não?", não leve! Itens que você talvez precise e qu e são baratos de serem comprados e fácil de serem achado também não devem ser levados, se na hora você precisar você compra. Frascos  pequenos e de preferência com tampa de rosca (pra não vazar) com shampoo, sabonete líquido e coisas desse tipo facilitam muito a economizar espaço e peso na mala. Eu levei frascos de 50ml de shampoo, condicionador e sabonete líquido, caso fosse necessário compraria mais lá e não precisei comprar (8 dias de viagem). Outra coisa que achei que vale a pena levar é lencinho umidecido (para higiene íntima, das mãos ou do rosto).
  Levei uma mala de mão pequena com boas rodinhas e uma mochila. Aqui no blog tem um post com tudo que levei e tem o vídeo no Youtube. Claro que lá, fiz umas compras, pois não resisti e já não cabia tudo na mala, comprei uma sacola de mão grande no mercado Albert Cuypmarkt em Amsterdã por $20,00 (essa vermelha aí na foto). Nessa sacola ficaram só souvenirs, uma bolsa que comprei lá, chocolates e comprinhas.



  Nos hostels não era fornecida toalha, apenas poderiam ser alugadas. No primeiro dia comprei por $8,00 uma toalha pequena, um pouco maior que de rosto mas menor que de banho no supermercado Monoprix, em Paris. Fiquei meio preocupada quanto a secar a toalha antes de por na mala e tal pois ela era meio grossa e fofa, mas acho que por causa do sistema de aquecimento tudo secava muito rápido. em alguns dos hostels foi possível pendurar a toalha no aquecedor e em 30 minutos estava seca. Também não foi problema a toalha ser pequena, já que nos box dos banheiros tinha quase que uma segunda divisão para você se trocar e lugar para pendurar as coisas, então já levava a minha roupa pro banheiro e saía de roupa. O ideal era ter levado uma dessas toalhas de secagem rápida bem fininha comum em academias, mas eu não tinha.
  Levei uma bota de cano curto, que foi bom pois usei qundo fui pra balada (não dava pra ir de tenis né e nunca se sabe quando essas oportunidades vão aparecer). Fora isso, de calçados levei o tênis de couro (nike shoks) que usei todos os dias e um chinelo para tomar banho. Levei além da mochila uma bolsa pequena dessas de alça comprida que dá pra usar cruzada no ombro por ser mais prática e segura, que usei todos os dias.
  Sempre é possível lavar uma peça outra de roupa na pia do banheiro e deixar secando a noite, então não é neessário uma muda de roupa para cada dia, nem mesmo meias e lingerie. Nos hostels tem lavanderias também. Fui o inverno e acho que são suficientes 4 mudas de roupa, e o casaco grande e pesado comprei lá e usei todos os dias da viagem. No inverno é necessário também luva, cachecol, gorro, meia calça de lã e meia de lã.
  As temperaturas estavam em torno de 2 e 7 graus. Como eu não tinha itens adequados ao inverno comprei no mesmo dia que cheguei em Paris no mercado Monoprix: casaco tipo doudoune ($59,90), meia de lã ($9,00), meia calça grossa ($12,00) e luva ($8,00) e comprei numa lojinha de souvenirs um gorro ($5,00) e um cachecol grosso ($10,00).
  Com estes itens não passei nenhum frio. Acabei não usando a meia calça pois sempre usava uma legging grossa por baixo da calça de tecido sintético pois achei mais eficiente, e a meia de lã ia até o joelho. A calça de tecido sintético, apesar de não esquentar muito, seca muito rápido depois de tomar chuva e ela bloqueia bem o vento. O cachecol de lã também seca muito rápido. Por baixo da meia de lã costumava usar uma meia comum. Usei quase todos os dias um tenis de couro, que por ser de couro ficava impermável e foi suficiente pra não molhar os pés. Destas coisas porém o mais essencial foi o casaco do tipo doudoune (matelasse sintético por fora, bem fofinho, que a gente fica igual ao boneco michelin), que custou $59,90.




  Usei ele todos os dias, nos dias de chuva nem usei guarda chuva, ele não molhava por dentro, tinha capuz e secava super rápido (se eu parava meia hora pra almoçar ela já secava por fora completamente). Por baixo dele usei blusa de malha comum, dessas de manga comprida e uma camiseta por baixo. Não passei frio nenhum, mas não estava nevando, nem tão frio assim, porém andei muito na chuva e com vento gelado, de dia e de noite.

Nenhum comentário:

Postar um comentário