sábado, 24 de janeiro de 2015

Londres - Castelo de Windsor e Hamptom Court Palace

  O castelo de Windsor fica próximo de Londres, mas na cidade de Windsor, então o acesso não é tao rápido, apesar de ser fácil e ter uma boa estrutura para turistas. Eu planejei minha viagem de forma que eu chegaria no aeroporto Heathrow num dia a noite e no dia seguinte a noite partiria para Edimburgo. Neste dia escolhi ficar em um hotel próximo ao aeroporto, que já é no meio do caminho para windsor, comparado a quem sai do centro de Londres. Além disso os hotéis nessa região são muito mais baratos so que no centro de Londres.
  Eu já tinha decidido ir para Windsor neste dia e retornar a noite para pegar o vôo para Edimburgo. Foi então que descobri que essa localização também era favorável para ir para o Hampton Court Palace, que também fica um pouco distante do centro de Londres. Porém, pelo que pesquisei de ônibus o trajeto do hotel à Windsor levaria 1 hora e do hotel à Hampton também, porem de carro era somente 25 minutos.  Se eu fosse de ônibus teria que escolher um dos dois, e pelas minhas pesquisas preferi Windsor. Após visitar os dois continuo com a mesma opinião, se tiver que escolher um só, escolha Windsor.
  Alugar um carro e dirigir lá estava fora de cogitação para mim! A mão ingles é muito estranha. Andar nas ruas a pé já é bem estranho e poderia ser bem perigoso dirigir lá. Descobri então pela internet que tem uma empresa de transporte do tipo chofer, na qual você "aluga" um carro com motorista, chamada Five Stars. Ainda no Brasil, mandei vários emails para eles tirando várias dúvidas. Eles respondem extremamente rápido e são muito prestativos, fiz várias cotações diferentes.
Para quem vai só para Windsor já acho que compensa ir com eles. De taxi comum ficaria em torno de 50 Libras. Com a Five Stars seria 16 libras cada trecho. Claro que de ônibus era muito mais barato, mas é muito mais rápido e confortável a um preço não tão alto. Porém cotei com eles para que o motorista nos pegasse no hotel, levasse até Windsor, de Windsor até Hampton e de lá até o hotel para pegar as malas e finalmente do hotel para o aeroporto. Obviamente o motorista ficaria o dia inteiro a nossa disposição, tornando o custo muito mais alto, que seria 200 libras. Eu agradeci, pois era muito para mim e resolvi agendar só Windsor. Mas para minha surpresa, eles me mandaram email oferencendo um desconto de 50 Libras, ficando por 150. Apesar de caro eu aceitei, e não me arrependi nem um pouco.
  O motorista era super profissional, o carro uma mercedes gigante e chiquérrima! A hora que quisesse poderia chamar ele pelo celular, porém preferimos marcar horário. Conseguimos fazer o castelo de Windsor e o Hampton Court com tempo de sobra e super confortavelmente.
  O custo para entrar nos dois lugares é um pouco alto, porém vale muito a pena! Para quem vai ficar mais dias e pretende ir em outras atrações em londres vale a pena fazer o cartão de membro "Historic Royal Palaces", que tem validade de um ano, com preço variável de acordo com o número de pessoas e pode ser feito na entrada das atrações que fazem parte, como o Hampton Court. As outras atrações que fazem parte são: Tower of London, Hampton Court Palace, Banqueting House, Kensington Palace e Kew Palace. Para duas pessoas ficou 69 Libras, sendo que a torre de londres custa 20 Libras, e as demais atrações em torno de 16 cada uma.
  O castelo de Windsor foi, junto com a Torre de Londres, meu lugar favorito! É muito incrível a visita, o castelo é tudo que se espera de um castelo, tudo lindo com arquitetura medieval, jardins inacreditáveis mesmo no inverno. Por ser um castelo ainda em uso pela família real me surpreendi muito com a quantidade enorme de cômodos a que podemos ter acesso, mesmo a Rainha estando no castelo no dia, o que é indicado pela bandeira hasteada.
  Coloquei também vídeo do Castelo no Youtube: https://www.youtube.com/watch?v=ovS9TUrtc-U










  O tour é guiado por um audioguia, super simples, em português e que não fala demais causando desinteresse como foi o caso em Hampton. As várias salas do castelo são muito lindas e usadas ainda hoje, então a gente vê muito da realidade atual, o que não vi em nenhum dos outros castelos que visitei. A região próxima ao castelo é cheia de lojinhas, cafés, restaurantes, também gostei de andar por ali, tudo muito lindo.


  Não é permitido foto/filme dentro do castelo, somente nas áreas externas. Coloquei um vídeo curtinho no Youtube da parte externa. https://www.youtube.com/watch?v=ovS9TUrtc-U
  O Hampton Court Palace é diferente, porque já não é mais utilizado como palácio real nos dias atuais. O palácio é bem bonito, com uma arquitetura bem diferente do castelo, de uma época um pouco mais moderna.






  Tem muito da história e ambientes recriados inclusive com pessoas vestidas com roupa de época para ilustrar, o fogo aceso na "churrasqueira" onde eles assavam as carnes e até mesmo as carnes de vários tipos de bicho que costumavam comer sendo preparadas de verdade.



 Os jardins são incríveis e enormes. Valeu muito a pena ter ido conhecer. Apesar de ser grande tem menos cômodos abertos para visitação. É muito bonito, tanto externamente como internamente. Mas o que mais me encantou foram os jardins. Com esses jardins lindos assim no inverno, fico imaginando como deve ser maravilhoso na primavera....







Nenhum comentário:

Postar um comentário