sábado, 10 de janeiro de 2015

Viajar no Natal e Ano Novo - Roupas para o Inverno Europeu

    Acabei de voltar de viagem, e fui, pelo segundo ano consecutivo, para a Europa nesta época de festas de fim de ano e pude perceber algumas particularidades de se viajar nesse feriado. 
  A primeira coisa é que para quem vai para o hemisfério norte será inverno. Faz toda a diferença viajar no verão ou no inverno nos países que estão mais longe do equador e, portanto, têm as estações do ano mais bem definidas do que o Brasil. Lógico que tem prós e contras, e para mim, o principal problema é a mala! Levar roupa de frio ocupa muito espaço e pesa! Além disso a gente fica com medo de passar frio e leva um monte de roupa que acaba nem usando tudo. E para quem não está acostumado com esse frio surge muita dúvida sobre a quantidade e o tipo de roupas.
  Sobre as roupas de frio, para o inverno europeu, eu acho que deve-se ter em mente que você vai precisar de um ou dois casacos pesados e usar vários dias o mesmo casaco. Acho importante também usar as roupas térmicas, que você encontra facilmente por lá e ajudam muito. Eu comprei roupas térmicas bem barato na loja Primark, em Londres, e depois delas quase não usei nada do que tinha levado do Brasil. 
  Na Primark também comprei meias beeeeem grossas que ajudam bastante. Manter os pés quentes é a parte mais difícil para mim. Levei uma bota da marca columbia, específica para usar na neve, ela é de borracha com solado grosso e impermeável, além de ser toda revestida. É importante comprar a bota um pouco maior do que o normal para caber as meias bem grossas, e desistir de escolher a bota pela beleza e pensar no conforto. Essa bota é muito confortável para andar o dia inteiro e quentinha. Da outra vez eu não tinha essa bota e usei um coturno normal, e posso dizer que a bota fez toda diferença!!! Fiquei muito mais aquecida e não sofri por causa dela!




  Casaco levei um daquele tipo doudoune, os mais famosos são da marca Uniqlo, eles são muito quentes, impermeáveis e quase não pesam nada e nem ocupam espaço. Outra coisa que desisti de escolher pela beleza para priorizar o conforto. Uma grande vantagem dele é que quando ele é levinha quase não ocupa espaço, ele vem num saquinho pequenininho. Levei também um sobretudo de lã bem pesado até o joelho. Esse sobretudo esquentava um pouco mais que o casaco doudoune, porém ele é muito mais pesado, e cansa mais. Parece bobeira mas andar com roupas pesadas cansa! Você carrega o casaco o dia inteiro! Senti falta de capuz no casaco, portanto se for comprar outro vou procurar com capuz. Se chover faz muita diferença, porque muitas vezes não da para usar guarda chuva por causa do vento.



  Usei muito também um casaco tipo fleece por baixo desse casaco doudoune, e também fez toda diferença. Uma loja que vende essas coisas no Brasil com preços acessíveis é a Decathlon. Esses casacos ou blusas fleece por baixo do casaco esquentam muito e também são leves, deixando uma maior mobilidade. 


  Eu comprei algumas meias tipo meia-calça grossa porém percebi que é muito melhor usar uma calça  por baixo, sem a parte que cobre o pé e no pé colocar uma meia. Os pés transpiram muito, é ruim ficar usando a mesma meia calça vários dias sem lavar, e é complicado comprar uma para cada dia ou lavar durante a viagem. Então, para mim, o melhor foi comprar algumas meias bem grossas, e usar essas calças específicas para esquentar por baixo da minha calça. 
  Outra coisa importante é levar calças não muito justas, de forma que seja possível colocar essas calcas térmicas por baixo sem ficar toda apertada e conseguir manter a mobilidade. Sempre procuro usar calças mais flexíveis em vez de jeans. Depois de tanta roupa fica difícil até de se mexer se tiverem muito apertadas.
  É muito importante um bom cachecol e gorro de lã de trama bem fechada, ou algum outro tecido grosso para que não passe o vento. É fácil de encontrar nos lugares de inverno rigoroso e não é caro, então acho que compensa comprar lá. Paguei 5 libras em um cachecol ótimo na Primark. Aprece bobagem, mas faz muita diferenca o gorro ser bem grosso para não entrar vento, o ideal para mim são os revestidos. O mesmo vale para luvas. As meias que levei daqui também nem usei, e também encontrei meias bem grossas na primar por 3 a 5 libras.


  Encontrei lá e comprei um luva de lã revestida com um tipo de pelúcia bem quentinha e que a ponta dos dedos era aberta mas tinha uma "tampinha"para cobrir os dedos. Parque quer usar o celular faz toda diferença. E ter esse revestimento esquenta muito mais!! Outra opção bem comum de encontrar por lá são as luvas com a pontinha dos dedos touch screen, também ajuda, ams não são tao quentes quanto essa revestida.



  Dessa vez usei um protetor auricular, ou sei la como chama isso e achei ótimo. Achei que esquenta muito mais a orelha do que gorro, que fica subindo, apesar de não cobrir toda a cabeça. Gostei muito.


  Uma coisa que quase não usei lá e acho que nem compensa levar é acessórios do tipo anel, pulseira, colar.... Usei só um brinco pequeno e escolha um que não enrosque nas roupas de lã! Atrapalha e irrita usar estas coisas junto com as roupas de frio, cachecol, gorro....
 É importante levar um bom hidratante facial, pois com o vento frio a pele fica parecendo queimada e ressecada. Um bom hidratante labial também é muito útil.
  Uma coisa que eu gosto também é o shampoo seco. Tem dias que não dá tempo de lavar o cabelo e é completamente inviável sair com o cabelo molhado, então para um dia de necessidade o shampoo seco quebra um galho!
 Outra coisa que incomoda é óculos! Para quem usa óculos e puder nesses dias da viagem trocar por lente de contato eu recomendo.
  Pode ser útil levar as roupas de frio num desses sacos a vácuo, ajuda a economizar espaço e normalmente as roupas de frio reduzem bem com o vácuo.
  Acho importante levar uma bolsa leve e pequena, dessas de colocar transpassada. Acredite, com esse monte de casaco fica complicado bolsa lateral, e evitar bolsar pesadas é super importante para aguentar andar bastante o dia inteiro. Além disso os bolsos do casaco dão uma boa ajuda, não sendo necessário uma bolsa grande.
  A última coisa é torcer para não chover!!! Pode estar muuuuuuito frio, mas com chuva piora tudo!!!
  

  


Nenhum comentário:

Postar um comentário