terça-feira, 13 de janeiro de 2015

Planejamento de viagem para Europa - Fim de ano

 Planejar a viagem ajuda muito a aproveitar melhor o tempo e nos poupa de muito estresse. Viajar no final do ano, na época de feriados aumenta muito a necessidade de planejamento. Nesse post não tem foto, mas tem coisas que eu considero que podem ajudar quem está com a viagem marcada. A maioria das coisas serve para qualquer viagem, e em geral são as coisas que aprendi que vale a pena fazer viajando.
  Sobre viajar no fim de ano, é bom ter em mente que muitas coisas fecham ou mudam o seu horário normal de funcionamento nessa época do ano. Portanto eu costumo pesquisar muito bem antes e levar tudo anotado os horários de funcionamento dos lugares que quero ir. 
  Também acho importante para qualquer época do ano pesquisar como funciona o transporte nas cidades por onde vai passar. Verificar os horários de funcionamento do transporte público e se é viável utilizá-lo. Se for usar transporte público escolher um hotel em localização que facilite, próximo a estações de metrô por exemplo.
  Uma coisa que me ajuda muito é pesquisar e anotar direitinho e detalhadamente como ir do aeroporto ou da estação em que vou chegar até o hotel. Depois de estar no hotel fica fácil acessar a internet e obter informações, ou perguntar no hotel sobre qualquer coisa, porem chegar no hotel nem sempre é tão simples. Um bom planejamento ajuda a poupar muito dinheiro e esforço desnecessários. Em algumas cidades o transporte público é bem eficiente e compensa mesmo com malas utilizá-lo, em outras os shuttles são mais viáveis e em outras a melhor opção é o taxi. Também é importante checar se no horário que você irá chegar se o meio de transporte escolhido funciona bem.
  Se for escolher alugar carro, estudar bem a viabilidade, normalmente nas grandes cidades é a pior opção, devido ao trânsito intenso, e alto custo e dificuldade de estacionamento.
  Levar malas leves na medida do possível e com boas rodinhas ajuda MUITO. Também é bom não levar a mala muito cheia, sempre a gente acaba comprando alguma coisa e alem disso, as coisas bagunçadas no final da viagem ocupam muito mais espaço.
  Se for fazer vôos durante a viagem, verificar a franquia da bagagem dos vôos internos e caso seja necessário ja se programar para o gasto para despachar a mala.
  Eu costumo imprimir um mapa da cidade de destino e anotar nele os pontos turísticos, lojas que talvez eu queira ir e restaurantes que li coisas boas na internet e faixa de preço. Anoto com um número, em cores diferentes cada uma dessas três categorias e coloco a legenda em baixo. Em um folha separada anoto esses mesmos lugares: pontos turísticos, lojas e restaurantes com detalhes de horário de funcionamento, preço, qual o metrô próximo, ou como chegar no local e até um pouco da história dos pontos turísticos. Costumo também ressaltar com marca texto os lugares que considero imperdíveis. Anoto também as atrações que são melhor aproveitadas com dias de sol, ou que são inviáveis com chuva, para poder de acordo com o clima escolher onde ir.
  Dessa forma, durante a viagem fica fácil olhar no mapa e ver o que esta perto de que, onde compensa ir no mesmo dia. Quando chega a hora de comer olho o que tem por perto de onde estou caso não tenha encontrado por acaso algum lugar bacana para comer.
  Durante a viagem, quando chego no hotel, conecto à internet e abro o mapa da cidade no aplicativo google maps. Após carregado (é importante carregar dando zoom até que se consiga ver bem as ruas) utilizo o gps, pois mesmo sem internet ,o gps do celular continua funcionando e mostrando onde você está no mapa já carregado. Isso também ajuda bem para saber achar um metrô próximo quando necessário.
  Eu sempre levo uma venda de olhos porque a luz me incomoda muito para dormir. Nunca se sabe exatamente como vai ser o quarto do hotel. Também sempre levo uma tesoura pequena, e todas as vezes preciso usar!
  Acho importante levar um kit com remédios comuns, eu levo: anti-inflamatório, antiácido, antitérmico, anti-emético (para enjôo), colírio lubrificante, curativo descartável (tipo band-aid) e pastilha para dor de garganta e tosse. Também levo multivitamínico e tomo durante a viagem, mesmo não costumando tomar no dia a dia, porque em viagens a gente se desgasta e às vezes se alimenta mal, e não tem hora pior para pegar uma gripe do que durante uma viagem.
  Costumo montar um pequeno roteiro com os lugares que pretendo ir a cada dia, porém não sigo a risca. Serve mais como guia para não ficar perdida e para saber o que é mais perto do que e se o que planejo visitar esta aberto ou se tem um dia melhor para ir. 
 
    

Nenhum comentário:

Postar um comentário