domingo, 12 de maio de 2013

Horta em apartamento

Eu adoro cozinhar e sempre quis ter alguns temperos mais facilmente. É meio caro e complicado ficar comprando esse tipo de coisa em supermercado. Em geral vem um monte e você usa um pouco e joga fora o resto, não é tudo que você encontra com facilidade e constantemente você esquece na hora de fazer a compra. Então resolvi fazer a hortinha na sacada do apartamento. Segui algumas dicas do meu pai, que mora numa chácara e cuida de tudo sozinho.
Comprei os vasos do tipo jardineira com pratinho, pedrinhas que me esqueci o nome que servem para colocar por baixo para água escorrer e não empoçar, terra adubada, areia, uma pá e as plantinhas ele escolhi.
Escolhi: hortelã (uso pra chá, comida árabe e asa vezes na salada), alecrim (gosto especialmente em batatas), tomilho (bombarda carnes e nunca tem para vender no mercado), manjericão (adoro em molho de tomate) e sálvia (sempre tem nos sites de culinária mas eu não sei usar muito).
Seguindo a dica do meu pai plantei o alecrim em um vaso sozinho e o hortelã em outro, pois eles "matam" outras plantas pois ocupam todo o vaso. Aí distribuí os outros nas duas jardineiras e o manjericão acabou ficando sozinho porque era maior.
Deixei os vasos no peitoral da janela, onde bate sol a tarde toda. Depois comecei a achar que era sol demais, as plantas não estavam ficando muito bonitas, coloquei então no chão onde bate bem menos sol, fica mais a luz indireta e elas melhoraram muito.
Fui então viajar no final do ano e fiquei uns 10 dias ou pouco mais fora de casa, obviamente quando voltei estavam todas as plantas secas. Eu já sabia que isso iria acontecer, mas não tinha o que fazer. Cheguei e molhei todas elas mesmo achando que não tinha mais salvação. Para minha surpresa elas brotaram de novo! O alecrim foi o único que morreu. O hortelã até hoje ta meio tímido, eu sempre acho q ele vai morrer porque ele não cresceu muito mas acho que o vaso é pequeno para ele. Os demais estão firmes e fortes! Li num site que essas plantas morrem mais por excesso do que por falta de água, e achei que elas estavam ficando meio amareladas mesmo, passei a molhar menos e elas melhoraram muito. Agora molho a cada três dias mais ou menos, não fico controlando muito, quando lembro eu molho. Talvez o hortelã precise de mais água do que as demais e por isso não está crescendo, não sei.
Acabo usando pouco as ervas mas sempre que uso da uma sensação de "valeu a pena". Já faz mais ou menos uns 8 ou 10 meses que fiz a horta, parece que estou indo bem!!! Minhas flores de vasinho morreram todas, mas a horta está linda!

- Posted using BlogPress from my iPad

Nenhum comentário:

Postar um comentário