terça-feira, 14 de maio de 2013

Angelina Jolie prevenindo câncer de mama com cirurgia radical

Achei muito interessante a Angelina Jolie ter tomado atitude de fazer mastectomia bilateral, ou seja, retirar totalmente as duas mamas após fazer um exame genético que indicou 87% de chances de ter câncer de mama. Muita coragem a dela, passar por mais de uma cirurgia, cirurgias extensas e enfrentar dificuldades psicológicas atribuídas a este tipo de cirurgia. Considero uma atitude muito sensata da parte dela. A mãe dela morreu de câncer de mama, sem dúvida ela que acompanhou de perto viu o quão triste é a luta contra o câncer.

O exame para detectar a anomalia genética que favorece o desenvolvimento da doença custa 3 mil dólares nos EUA, ou seja, pouco acessível. Vale ressaltar que fazer o auto exame de mama, estar atenta a sinais no seu próprio corpo e fazer mamomagrafia após os 40 anos aumenta muito as chances de detecção precoce da doença e dá maiores chances de cura a quem sofrer de câncer de mama.

Fico muito triste de saber que a situação da saúde no Brasil é bem complicada e dificulta muito a prevenção, o diagnostico e o tratamento de cânceres em geral. Também é bem complicado o despreparo da comunidade médica, que pode diminuir as chances de sucesso dos pacientes na luta contra o câncer e outras doenças. O pacientes muitas vezes não tem como saber se o tratamento esta sendo adequado, não tem alternativa a não ser confiar no médico. Parabenizo, portanto, a todos os médicos que fazem seu trabalho bem feito!

Fonte da informação:
http://g1.globo.com/pop-arte/cinema/noticia/2013/05/com-receio-de-cancer-angelina-jolie-retira-os-seios.html


- Posted using BlogPress from my iPad

Nenhum comentário:

Postar um comentário